terça-feira, 26 de outubro de 2010

O MUSEU DA ACRÓPOLE





Foi notícia há um ano e picos atrás. O governo grego fez nessa altura a inauguração das novas instalações do Museu da Acrópole, agora a 300 metros dela. Finalmente tornava-se possível reunir num só espaço as muitas peças encontradas nas sucessivas campanhas de escavações realizadas nesse local, quase 130 milhões de euros "depois".



Quem entrar na nova área avança sobre um chão feito de vidro, mesmo por cima das escavações realizadas nas zonas que tiveram demolições e, mais à frente entra no Museu.



É uma obra do arquitecto suiço Bernard Tschumi, feita com vidro e aço, mas sem esquecer o mármore branco tão associado ao simbolismo da Acrópole, como vimos.




Deixo-vos algumas das imagens que pude recolher - pesquisem por vossa conta e vejam mais! -, com esculturas e outras obras de arte, mas também com os mais variados objectos do quotidiano, num total de 4000 peças em exposição, dais quais vos destaco: o friso que Fídias esculpiu para o Pártenon, às ordens de Péricles e da Assembleia - são 160 metros (!!!) de baixos-relevos fabulosos, compostos por 360 (!!) figuras humanas e 250 (!!) animais. Trata-se de uma alusão à Festa das Grandes Panateneias e a qualidade artística é simplesmente soberba, do melhor que o engenho humano já pôde realizar!




2 comentários:

  1. Olá, sendo aluna e estado estudando esta matéria da qual acho mais interessante, achei uma boa ideia mostrar ao professor um video que mais interesse me deu para saber mais sobre o partenon, e de como ele teria sido antes.
    por pena minha, não encontrei o mesmo em versão portuguesa, estando então em espanhol (se não me engano)... espero que goste : http://www.youtube.com/watch?v=tiDfhEarGmk&feature=related

    ResponderEliminar
  2. Gostei! Óptima sugestão! Tinha ideia de tb sugerir alguns, mas tem faltado o tempo!Prof

    ResponderEliminar