terça-feira, 22 de junho de 2010

"Vortice Dance"


Eles estão por cá, como chegámos a falar. São agora uma Companhia residente do CAE. Um acréscimo do maior significado para a vida cultural figueirense. São a "Vórtice Dance".

Nos princípios de Junho apresentaram-se à cidade com o espectáculo que têm vindo a apresentar, no país e no estrangeiro:  "Soliloquy about Wonderland"

A cidade reconheceu-os. A sala estava cheia. Faltou - e não compreendo porquê! - o  documento de apoio ao espectáculo, referindo a obra e, mais importante ainda, os seus autores e intérpretes. A cidade viu dançar a "sua" Companhia, mas não pôde saber quem dançou, quem são, que percurso já fizeram, o que pretendem fazer da dança...

O espectáculo foi muito interessante e criativo, nalguns momentos mesmo, experimental. Visualmente foi muito poderoso. Aqui e ali "piscou os olhos ao público", com alguns efeitos mais espectaculares, mas que, na maioria, não pareceram estar para conseguir uma adesão mais "fácil" do público, mas que me parecem ligados ao tipo de trabalho que pretendem realizar, em função das concepções que têm sobre o bailado clássico e contemporâneo.
Teve ainda como elementos centrais as palavras do fortíssimo discurso de Charlie Chaplin, no final do filme "O Grande Ditador", e muita boa música, com relevo para a de Philipe Glass, que ainda não consegui situar totalmente.

Porque gostei e julgo que não estiveram, deixo-vos um vídeo de apresentação da Companhia pelos seus fundadores - Cláudia Martins e Rafael Carriço - e um excerto do espectáculo, num dos seus momentos mais centrais e tocantes. No Youtube estão lá muitos outros momentos que sabe muito bem recordar. Aconselho vivamente!




Sem comentários:

Enviar um comentário