Aristides de Sousa Mendes foi um diplomata português que, ao exercer as funções de Cônsul de Portugal em Bordéus, concedeu milhares de vistos ( cerca de 30 mil ) a refugiados que eram perseguidos pela Alemanha Nazi, num contexto de Segunda Guerra Mundial. Devido a este acto heróico e extremamente solidário, Sousa Mendes é hoje conhecido um pouco por todo o Mundo como um herói, um "Justo entre as Nações", título que lhe foi de facto concedido pelo Memorial de Yad Vashem, um memorial em Israel que tem como principais objectivos os de relembrar as vítimas judaicas e todos os homens que salvaram vidas de judeus perseguidos durante o Holocausto.
Aristides de Sousa Mendes
Apercebendo-se da grandiosidade do seu acto, ínúmeras instituições têm, até hoje em dia, feito homenagens a este homem. Em 2000, é criada a Fundação Aristides de Sousa Mendes com a finalidade de promover o respeito pelos direitos humanos, tendo como referência a acção humanitária de Aristides. Esta fundação tem a seu cargo a responsabilidade de restaurar a "Casa do Passal", habitação que pertencia à família de Aristides, e assim criar um museu alusivo a este homem e ás vítimas do Holocausto.
Deixo aqui o site da Fundação:
Até ao momento, esta fundação tem reunido esforços no sentido de cumprir a sua missão mas uma vez que, por questões financeiras, não lhe é ainda permitido iniciar o restauro da Casa do Passal, o museu que lá se pretende criar é um museu virtual.
Deixo também o site do Museu:
MVASM - Museu Virtual Aristides de Sousa Mendes
Fontes:
sites indicados em cima
Carolina
Sem comentários:
Enviar um comentário