quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Jornadas Europeias do Património 2009




Sexta, sábado e domingo próximos - 25, 26 e 27 de Setembro - é lembrado e festejado em toda a Europa o Património - de cada um dos países e o comum , entenda-se - este ano sob o tema VIVER O PATRIMÓNIO.

Através do convite VI®VER O PATRIMÓNIO pretende-se este ano chamar a atenção para a experiência integral e para a vivência quotidiana que o Património nos permite, e para o facto de o Património, neste caso na sua expressão física, edificada, fazer parte integrante e activa de toda a actividade humana em todas as suas facetas.As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia que envolve mais de 50 países, no âmbito da sensibilização dos povos europeus para a importância da salvaguarda do Património. Neste sentido, cada País elabora anualmente um programa de actividades a nível nacional, a realizar em Setembro, acessível ao público gratuitamente.

A ideia base da iniciativa é promover o acesso aos monumentos e sítios, convidando à participação activa na descoberta de uma herança cultural comum, implicando o envolvimento dos cidadãos europeus com o património cultural. Os objectivos principais são reforçar os sentimentos de identidade cultural, de memória colectiva e de afirmação de um património comum cuja riqueza reside na sua diversidade. As Jornadas Europeias do Património representam, por isso, uma celebração da solidariedade internacional, do diálogo e da diversidade culturais, constituindo momentos de reapropriação dos vestígios culturais do passado.
(http://www.ippar.p/)

Na Figueira está prevista uma Digi-Maratona fotográfica a realizar no sábado 26, aberta a todos os interessados.
FM

Sem comentários:

Enviar um comentário