quinta-feira, 28 de maio de 2009

John D. Rockefeller


John Davison Rockefeller Nixon, nasceu a 8 de Julho de 1839 em Richford, Nova Iorque e faleceu em 23 de Maio de 1937 (97 anos) em Ormond Beach, Florida.

A sua origem familiar é modesta. A mãe era muito religiosa e passou para os seus filhos esses ideiais. O pai teve pouco dinheiro para vestir os quatro filhos e duas filhas. Na escola, John Rockefeller foi bom aluno a Matemática. De resto, suas notas na escola foram normais. Concluiu a escola secundária e procurou um emprego.

A 26 de Setembro de 1855 em Cleveland, para onde se tinha mudado com a família, Rockefeller começa o seu primeiro emprego. A partir daqui vai festejar todos os anos o aniversário do seu primeiro emprego: o seu "Jobday". Era contabilista num grande armazém de retalho. Como ele diz, o trabalho "deu-me uma nova identidade". Às seis e meia da manhã começava o seu dia, trabalhando por vezes até à noite, apesar de não receber pelas horas extraordinárias.

Em 1859, três anos e meio depois do seu "Jobday", pede um aumento ao seu patrão, que foi recusado. Rockefeller acha que já aprendeu o suficiente. Despede-se e funda o seu próprio negócio. Juntamente com o seu amigo inglês Oscar Monchito, fundou um armazém de retalho. Os negócios florescem. Os EUA crescem, imigrantes chegam ao país. Na guerra civil americana, vendem comida e roupa para os soldados. Negociam com farinha, sal, sementes, carne de porco e uns anos depois começaram também a comerciar um novo produto: Petróleo da Pennsylvania, usado para os lampiões, nas habitações.

Comprou com o seu sócio uma pequena refinaria. Recorrendo ao crédito investiu na expansão da empresa.

Vai acabar por comprar a totalidade da empresa em 1865. Com um novo sócio, Henry Flagler, antigo produtor de sal, funda a Standard Oil Company.

A Standard Oil beneficiou de economias de escala e transformou-se na maior empresa de petróleo do mundo. Numerosos concorrentes foram absorvidos, a produção aumentou e os preços tornaram-se competitivos. Inicialmente o petróleo era transportado nos comboios, mas mais tarde, foram construídos os primeiros oleodutos. A indústria do petróleo floresceu e a Standard Oil tornou-se a líder deste novo mercado, tornando-se um monopólio.

No início dos anos 80 (séc. XIX), a Standard Oil e as suas dependentes controlavam cerca de 90% das refinarias americanas.

Este monopólio durou algumas décadas, até que em 1911 o tribunal supremo decidiu o desmantelamento da empresa e ordenou a criação de 34 pequenas novas empresas, das quais emergiram a Exxon, Chevron, Atlantic, Mobil e a Amoco, mas continua no controle das Empresas Rockefeller. Nesta altura, John Rockefeller já se tinha reformado. O homem mais rico do mundo, dedicava-se agora às suas obras de beneficência. Financiou a criação da Universidade de Chicago, escolas, museus, bibliotecas, o mais moderno instituto de pesquisa médica...

A família Rockefeller hoje é das famílias mais poderosas do mundo, sendo considerada a mais rica e a mais influente. Pode-se dizer que a família Rockefeller tem mais prestígio que a família Real Britânica.

Com cerca de 90% de toda a produção de Petróleo e derivados, John Rockefeller monopolizou o mercado americano e durante anos foi o homem mais rico do mundo, e segundo o New York Times, é considerado o homem mais rico da História, com uma fortuna estimada de 200 Biliões de dólares (200.000.000.000.00$).



John D. Rockefeller e o filho John D. Rockefeller Jr. em 1915




(o vídeo não tem legendas, mas é muito bom, é do canal "História")

Fontes: Wikipédia e youtube

Gonçalo

6 comentários:

  1. e um ser humano que muitos adimirão....

    ResponderEliminar
  2. Para mim o melhor de todos ...

    ResponderEliminar
  3. Muito pouco conteudo.Fale mas sobre sua vida como empresario de sua compania.E não de detalhes desnecessarios como foi bom aluno em Matemática.

    ResponderEliminar
  4. Realmente foi um empreendedor dos melhores do planeta, porém seus metodos sempre foram de ganhar a qualquer custo. A verdadeira Historia da Standard Oil e de jogo sujo para com seus concorrentes tanto que o History Chanel esta mostrando uma serie que se chama O Grandes Empreendedores. O nomes que fuzeram historia dentro dos EE.UU e no mundo. Os metodos era para passar um por cima do outro a qualquer custo. Não sou eu quem descobriu mas esta no documentario da Tv.

    ResponderEliminar
  5. Estou totalmente impressionado pela maneira de pessoa de John D. Rockeffeller, pela bravura de lidar com os negocio e pela luta de vida e crescimento sem abalar seu lado humano. É incrível este homem é uma fonte de inspiração.

    ResponderEliminar
  6. Faltou o excelente religioso

    ResponderEliminar