quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Provavelmente há precisamente 2 490 anos...


É isso mesmo: a fazer fé nas fontes disponíveis - falaremos nisso amanhã  - , há 2490 anos atrás, terminava nesse 29 de Setembro de 480 a.c. a célebre (pela sua importância para os "Helenos") batalha da baía de Salamina.



Pela sua importância deixo um destaque para as trirremes gregas que, como vimos no documentário que seguimos, foram determinantes para a vitória. Vitória da táctica e da inteligência militar de Temístocles, mas também da tecnologia e do saber gregos.

http://video.google.com/videoplay?docid=-7658598391472874379#





Espero que possam sentir vontade de espreitar e de alargar os vossos conhecimentos.
Parecem estar longe de nós, mas não tanto assim... ou será que não vamos ouvindo falar por aí de outras vitórias e derrotas, e de tecnologias?...

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Há precisamente 200 anos...

Museu Militar do Buçaco

Neste dia, há duzentos anos (1810), chegava ao fim a Batalha do Buçaco (começada a 27), com as tropas francesas do general Massena a conseguirem rodear as posições luso-inglesas (Wellington no comando) e a prosseguirem com o seu avanço na direcção de Lisboa.

No rescaldo da Batalha ficavam mais de 4 mil franceses mortos e cerca de mil dos nossos, mas ficava, sobretudo, a convicção de que os franceses podiam voltar a ser batidos e rechaçados, tal como nas duas invasões anteriores.





Na Mealhada, neste último domingo, invocaram o acontecimento. Houve recriação histórica e muitos figurantes, com uniformes e vestuário semelhantes ao da época.

http://www.google.com/hostednews/epa/article/ALeqM5iazbecyFch1a8j-Flbbarf53Kfnw






A identidade de um país também está ligada ao sangue que verteu, sobretudo nos momentos em que a defesa da mesma foi posta, por outros, em causa. Daí a memória e as celebrações necessárias.

Não estive lá mas a julgar pelos vídeos... cresce a convicção de que esta coisa da "História ao vivo", deixa muito a desejar e mete-se por caminhos que só com adjectivos menos simpáticos podem ser qualificados...



segunda-feira, 27 de setembro de 2010

A HISTÓRIA FAZ-SE COM DOCUMENTOS...

Alguns dos mais importantes documentos...desde a Pré-História...

As pegadas de Laetoli (Tanzânia) com 3,7 milhões de anos...



                  http://www.labjor.unicamp.br/comciencia/img/primatas/ar_amorim/Imagem3_final.jpg



Ferramentas agrícolas e machados polidos Neolíticos



ao Egipto Antigo...
                                                                         Papiro de Ebers


                                                                         Escrita Hieroglífica


                                                            Tesouro de Tutankhamon

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

O ESPAÇO... os territórios...



Ficou prometido e aí vai (vão! são vários - vejam a barra superior) - o mapa de África e dos outros continentes, com alguma interactividade.

Passeiem por lá... e divirtam-se aprendendo!

http://www.luventicus.org/mapaspt/africa.html



FM

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Recomeçar...


Bem... tempo é tempo e tempo é mudança!

O ano lectivo, que é a razão de ser principal deste blogue, acordou e pede atenção!
Mudaram os protagonistas - extinguiu-se a equipa que o criou e alimentou nos 2 lectivos anteriores (um cumprimento especial para a Carolina, a Daniela, o Francisco, o Gonçalo, o Manel e a Marta - ficaram de não desaparecer, lembram-se?); instala-se uma equipa nova (a turma do 10ºE, História A) - mas ficou a decisão de não o extinguir!

Seria pena, pensando bem: há já muito material acumulado; há um caminho e um espólio de práticas que pode ser proveitoso para outros utilizadores. Falta, por fim, a viragem para os conteúdos do Programa do 10º que mexem com as raízes clássicas e medievais da Europa e com a sua diáspora expansionista dos séculos XV a XVIII.

E já que falamos de raízes, porque não uma olhadela a algumas no terreno musical? Vai ser fácil identificá-las... e associá-las a águas límpidas,  a um céu maioritariamente azul, a um território coberto de reentrâncias costeiras e ilhas... muitas ilhas (esqueçam por agora os turistas)! Fácil!



O prof.: FM