John Davison Rockefeller Nixon, nasceu a 8 de Julho de 1839 em Richford, Nova Iorque e faleceu em 23 de Maio de 1937 (97 anos) em Ormond Beach, Florida.
A sua origem familiar é modesta. A mãe era muito religiosa e passou para os seus filhos esses ideiais. O pai teve pouco dinheiro para vestir os quatro filhos e duas filhas. Na escola, John Rockefeller foi bom aluno a Matemática. De resto, suas notas na escola foram normais. Concluiu a escola secundária e procurou um emprego.
A 26 de Setembro de 1855 em Cleveland, para onde se tinha mudado com a família, Rockefeller começa o seu primeiro emprego. A partir daqui vai festejar todos os anos o aniversário do seu primeiro emprego: o seu "Jobday". Era contabilista num grande armazém de retalho. Como ele diz, o trabalho "deu-me uma nova identidade". Às seis e meia da manhã começava o seu dia, trabalhando por vezes até à noite, apesar de não receber pelas horas extraordinárias.
Em 1859, três anos e meio depois do seu "Jobday", pede um aumento ao seu patrão, que foi recusado. Rockefeller acha que já aprendeu o suficiente. Despede-se e funda o seu próprio negócio. Juntamente com o seu amigo inglês Oscar Monchito, fundou um armazém de retalho. Os negócios florescem. Os EUA crescem, imigrantes chegam ao país. Na guerra civil americana, vendem comida e roupa para os soldados. Negociam com farinha, sal, sementes, carne de porco e uns anos depois começaram também a comerciar um novo produto: Petróleo da Pennsylvania, usado para os lampiões, nas habitações.Comprou com o seu sócio uma pequena refinaria. Recorrendo ao crédito investiu na expansão da empresa.
Vai acabar por comprar a totalidade da empresa em 1865. Com um novo sócio, Henry Flagler, antigo produtor de sal, funda a Standard Oil Company.
A Standard Oil beneficiou de economias de escala e transformou-se na maior empresa de petróleo do mundo. Numerosos concorrentes foram absorvidos, a produção aumentou e os preços tornaram-se competitivos. Inicialmente o petróleo era transportado nos comboios, mas mais tarde, foram construídos os primeiros oleodutos. A indústria do petróleo floresceu e a Standard Oil tornou-se a líder deste novo mercado, tornando-se um monopólio.
No início dos anos 80 (séc. XIX), a Standard Oil e as suas dependentes controlavam cerca de 90% das refinarias americanas.
Este monopólio durou algumas décadas, até que em 1911 o tribunal supremo decidiu o desmantelamento da empresa e ordenou a criação de 34 pequenas novas empresas, das quais emergiram a Exxon, Chevron, Atlantic, Mobil e a Amoco, mas continua no controle das Empresas Rockefeller. Nesta altura, John Rockefeller já se tinha reformado. O homem mais rico do mundo, dedicava-se agora às suas obras de beneficência. Financiou a criação da Universidade de Chicago, escolas, museus, bibliotecas, o mais moderno instituto de pesquisa médica...
A família Rockefeller hoje é das famílias mais poderosas do mundo, sendo considerada a mais rica e a mais influente. Pode-se dizer que a família Rockefeller tem mais prestígio que a família Real Britânica.
Com cerca de 90% de toda a produção de Petróleo e derivados, John Rockefeller monopolizou o mercado americano e durante anos foi o homem mais rico do mundo, e segundo o New York Times, é considerado o homem mais rico da História, com uma fortuna estimada de 200 Biliões de dólares (200.000.000.000.00$).
John D. Rockefeller e o filho John D. Rockefeller Jr. em 1915
(o vídeo não tem legendas, mas é muito bom, é do canal "História")
Fontes: Wikipédia e youtube
Gonçalo