quinta-feira, 28 de maio de 2009

John D. Rockefeller


John Davison Rockefeller Nixon, nasceu a 8 de Julho de 1839 em Richford, Nova Iorque e faleceu em 23 de Maio de 1937 (97 anos) em Ormond Beach, Florida.

A sua origem familiar é modesta. A mãe era muito religiosa e passou para os seus filhos esses ideiais. O pai teve pouco dinheiro para vestir os quatro filhos e duas filhas. Na escola, John Rockefeller foi bom aluno a Matemática. De resto, suas notas na escola foram normais. Concluiu a escola secundária e procurou um emprego.

A 26 de Setembro de 1855 em Cleveland, para onde se tinha mudado com a família, Rockefeller começa o seu primeiro emprego. A partir daqui vai festejar todos os anos o aniversário do seu primeiro emprego: o seu "Jobday". Era contabilista num grande armazém de retalho. Como ele diz, o trabalho "deu-me uma nova identidade". Às seis e meia da manhã começava o seu dia, trabalhando por vezes até à noite, apesar de não receber pelas horas extraordinárias.

Em 1859, três anos e meio depois do seu "Jobday", pede um aumento ao seu patrão, que foi recusado. Rockefeller acha que já aprendeu o suficiente. Despede-se e funda o seu próprio negócio. Juntamente com o seu amigo inglês Oscar Monchito, fundou um armazém de retalho. Os negócios florescem. Os EUA crescem, imigrantes chegam ao país. Na guerra civil americana, vendem comida e roupa para os soldados. Negociam com farinha, sal, sementes, carne de porco e uns anos depois começaram também a comerciar um novo produto: Petróleo da Pennsylvania, usado para os lampiões, nas habitações.

Comprou com o seu sócio uma pequena refinaria. Recorrendo ao crédito investiu na expansão da empresa.

Vai acabar por comprar a totalidade da empresa em 1865. Com um novo sócio, Henry Flagler, antigo produtor de sal, funda a Standard Oil Company.

A Standard Oil beneficiou de economias de escala e transformou-se na maior empresa de petróleo do mundo. Numerosos concorrentes foram absorvidos, a produção aumentou e os preços tornaram-se competitivos. Inicialmente o petróleo era transportado nos comboios, mas mais tarde, foram construídos os primeiros oleodutos. A indústria do petróleo floresceu e a Standard Oil tornou-se a líder deste novo mercado, tornando-se um monopólio.

No início dos anos 80 (séc. XIX), a Standard Oil e as suas dependentes controlavam cerca de 90% das refinarias americanas.

Este monopólio durou algumas décadas, até que em 1911 o tribunal supremo decidiu o desmantelamento da empresa e ordenou a criação de 34 pequenas novas empresas, das quais emergiram a Exxon, Chevron, Atlantic, Mobil e a Amoco, mas continua no controle das Empresas Rockefeller. Nesta altura, John Rockefeller já se tinha reformado. O homem mais rico do mundo, dedicava-se agora às suas obras de beneficência. Financiou a criação da Universidade de Chicago, escolas, museus, bibliotecas, o mais moderno instituto de pesquisa médica...

A família Rockefeller hoje é das famílias mais poderosas do mundo, sendo considerada a mais rica e a mais influente. Pode-se dizer que a família Rockefeller tem mais prestígio que a família Real Britânica.

Com cerca de 90% de toda a produção de Petróleo e derivados, John Rockefeller monopolizou o mercado americano e durante anos foi o homem mais rico do mundo, e segundo o New York Times, é considerado o homem mais rico da História, com uma fortuna estimada de 200 Biliões de dólares (200.000.000.000.00$).



John D. Rockefeller e o filho John D. Rockefeller Jr. em 1915




(o vídeo não tem legendas, mas é muito bom, é do canal "História")

Fontes: Wikipédia e youtube

Gonçalo

terça-feira, 19 de maio de 2009

Isaac Albéniz (1860-1909)



Comemoraram-se ontem os 100 anos do desaparecimento deste importante compositor espanhol.


Aos 4 anos começou a tocar piano, instrumento em que se notabilizou particularmente. Famosas são as suas Suites espanholas, das quais a Opus 47 é a mais conhecida e tocada, sobretudo depois da sua transcrição para guitarra. O seu 5º andamento, "Astúrias", é frequentemente indicado como um dos exemplos mais reveladores da sensibilidade cultural espanhola.




Depois dos estudos em Leipzig, Bruxelas e da vida posterior em Londres e Paris (anos 90), morreu no dia 18 de Maio de 1909. Entre 1905 e 1909, compõe "Ibéria". As 12 peças que formam a Suite Ibéria de Isaac Albéniz, (...) não são somente a sua maior criação, mas também, a maior obra para piano vinda de Espanha. São 12 Impressões ou “Postais”, que nos fazem viajar pela Espanha do início do Séc. XX.

FM


sábado, 16 de maio de 2009

A formação de portugal




Portugal nasceu e consolidou-se como reino independente e definiu as suas fronteiras em estreita ligação com o processo da Reconquista cristã peninsular.



Por isso podemos dizer que o nosso País é um produto da Reconquista.



Ao longo do tempo Portugal foi-se definindo e consolidando o território e a autonomia política.
Na Reconquista já é feita uma distinção entre concelhos rurais e concelhos urbanos, sendo os primeiros constituídos por pequenos grupos de povoadores, enquanto os segundos se dividiam em burgos, onde as pessoas viviam dependentes do poder senhorial e onde uma carta de foral concedia aos seus moradores igualdade de direitos.



Os concelhos criados ou legalizados pelos forais, dispunham de graus variáveis de autonomia. Esta exprimia-se nomeadamente, através da existência de uma assembleia e de magistrados locais eleitos, na garantia das liberdades individuais e na exclusão do exercício dos direitos senhoriais na área municipal e era simbolizada pelo uso de um selo próprio e pela existência do pelourinho.



O rei era o maior e mais poderoso dos senhores, reservando para si, em exclusivo, certos direitos, como o de justiça maior, o comando militar e a cunhagem da moeda.



A partir do século XIII, a reestruturação central e local e a abertura das Cortes à participação dos representantes dos concelhos vieram dar mais força e autoridade à realeza para combater a expansão senhorial.
Manel

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Geoparque de Arouca Património Mundial

Uma das trilobites famosas...

As célebres "pedras parideiras" da Serra da Freita
E o trabalho pedagógico junto dos mais novos...

No dia 22 de Abril passado, Dia Mundial da Terra e Dia Nacional do Património Geológico, pudemos saber que o Geoparque Arouca viu reconhecidos os seus esforços e a qualidade dos seus valores naturais, ao ser classificado pela UNESCO como Património Mundial. Em simultâneo foi integrado oficialmente na Rede Europeia e Global de Geoparks, que a UNESCO tutela.

Inaugurado no final de 2007, o Geoparque de Arouca abrange uma área de 327 quilómetros quadrados e reveste-se, segundo a UNESCO, de "particular importância pelo seu carácter científico, raridade, encanto estético e valor educacional".
Em causa está, portanto, "um território de excepção", sublinha o paleontólogo Artur Sá, coordenador científico do Geoparque de Arouca e docente do Departamento de Geologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
"Com a integração na Rede Europeia de Geoparques, Arouca passa a ter o selo de garantia da UNESCO", adianta.

http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/512937

Segundo a definição da European Geoparks Network (EGN/UNESCO), um Geoparque é «um território de limites bem definidos com uma área suficientemente grande para servir de apoio ao desenvolvimento sócio-económico local. Deve abranger um determinado número de sítios geológicos de relevo (geossítios) com especial importância científica, pedagógica e turística, que seja representativo da sua história geológica, eventos e processos. Deverá possuir ainda interesses ao nível da ecologia, da arqueologia, da história e da cultura, entre outros».

O Geoparque Arouca, correspondendo à área administrativa do Concelho de Arouca, é reconhecido pelo seu excepcional Património Geológico de relevância internacional, com particular destaque para as Trilobites gigantes de Canelas, para as Pedras Parideiras da Castanheira e para os Icnofósseis do Vale do Paiva.
O valioso e singular Património Geológico inventariado, cobrindo um total de 41 geossítios, constitui a base do projecto Geoparque Arouca, aliados a uma estratégia de desenvolvimento territorial que assegurará a sua protecção, dinamização e uso. Em simultâneo e em complementaridade, associam-se outros importantes valores como os arqueológicos, ecológicos, históricos, desportivos e/ou culturais e ainda a promoção da etnografia, artesanato e gastronomia da região, tendo em vista a atracção de um turismo de elevada qualidade baseado nos valores da Natureza e da Cultura.
Muitos destes sítios de interesse encontram-se integrados na intensa Rede de Percursos Pedestres, num total de 13, numa perspectiva de valorização e divulgação e promoção deste inestimável património.

http://www.geoparquearouca.com/?p=geoparque&sp=ogeoparquearouca

Pois é mesmo uma notícia saborosa! Tenho família nessa região e tenho comigo uma dessas trilobites gigantes - que são consideradas as maiores do mundo - que obtive em Canelas junto do dono da pedreira que está na origem do Museu e do processo subsequente. Na altura - já lá vão mais de 10 anos -, ainda não tinham a importância que hoje os estudiosos lhes reconhecem e, por isso, ainda a trouxe como oferta (embora não fosse do lote das melhores, claro), junto com uma outra, que tenho utilizado na escola.
FM

sexta-feira, 1 de maio de 2009

1º de Maio












Em 1974, dias depois do 25 de Abril vitorioso...




FM