segunda-feira, 12 de outubro de 2009

O KGB

KGB ("КГБ"), sigla em russo para Komitet Gosudarstveno Bezopasnosti  ( Comité de Segurança do Estado) era o nome da agência de serviços secretos da antiga União Soviética, que existiu entre 13 de Março de 1954 e 6 de Novembro de 1991.

O domínio de actuação do KGB, durante a Guerra Fria, pode ser comparado, à junção da CIA com o FBI, nos EUA. Ou seja, segurança interna e segurança externa.

O KGB surgiu após a Segunda Guerra Mundial, no período da guerra fria, apesar de suas origens internas remontarem a 1917, quando Félix Djerjinsky fundou a "polícia política"  Tcheka.

Após a guerra-civil, através da Operação Confiança, o KGB (que na época tinha outra designação) enganou alguns líderes da extrema-direita, os "brancos", trazendo-os de volta para a URSS, matando-os.
O KGB (também com outra designação na época inicial de Estaline) conseguiu desmantelar vários grupos trotskistas, conseguindo em 1940 assassinar o próprio Trotsky no México.
Durante a guerra-fria, o KGB, defendeu medidas para desacreditar os inimigos da URSS.


Entre estas e inúmeras outras acções do KGB, destaca-se o facto de estes serviços secretos terem contribuído para o desenvolvimento científico e tecnológico da União Soviética através da espionagem dos considerados inimigos do regime, os países capitalistas (EUA, principalmente).




A saga de "James Bond -007" demonstra, ainda que de um modo um pouco fantasiado, como era vivida a guerra fria, numa época em que a espionagem e a contra-espionagem eram as principais armas utilizadas pelos paises em "guerra".


Fontes:
Wikipédia
http://www.originalprop.com/blog/2008/04/20/the-side-arms-of-james-bond-007-from-the-walther-ppk-to-the-p99/


Gonçalo

Sem comentários:

Enviar um comentário