domingo, 18 de outubro de 2009

Da Irlanda...


Ontem esteve na Figueira a tradição musical popular irlandesa. Não me recordo de a ver por cá nos tempos mais recentes...e, portanto, foi a expectativa que me levou à sala do Casino.

"Paddy B" parece que mora por cá - em Murça - há 7 anos (pelo menos é o que se lê no seu sítio-net, embora tenha ficado cheio de dúvidas após perceber que de português não saberá nada!....) e foi talvez por isso que o pudemos ver por cá. Com ele estiveram dois musicos de que gostei e 4 bailarinas de danças tradicionais que adicionaram muita garridice e alegria ao espectáculo.

Impossível, ao ouvi-los, não relembrar a força da música tradicional irlandesa, com grupos variados, suportados por uma indústria musical fortemente desenvolvida e com imensos mercados e reconhecimentos internacionais. Conhecem certamente ou já ouviram falar dos "Corrs", dos "Pogues" ou dos "Chieftains".



Mas evoco aqui uma outra banda, pela mão da qual me liguei afectivamente, pelos idos de 1976, a esta música de raíz celta e gaélica: os "Dubliners".

Será que há alguém que consiga resistir a esta festa?



FM

1 comentário:

  1. fabio silva sacramento26 de outubro de 2009 às 17:14

    tenho interesse em estudar a música irlandesa. Sou estudante de musica no Brasil, estou concluindo os estudos na minha iniversidade. Penso em juntar bossa e musica irlandesa, samba e musica irlandesa. assim estabelecer as trocas musicais que tanto enriquecem o mundo.

    ResponderEliminar