quarta-feira, 2 de junho de 2010

National Organization for Women - NOW

A NOW - National Organization for Women - é hoje em dia a maior organização feminista nos Estados Unidos da América, com 44 anos de história. Esta organização conta com mais de 500 mil membros e 550 sedes presentes nos 50 estados. O grande objectivo pensado pelos seus fundadores foi fundamentalmente promover a igualdade para todas as mulheres, eliminando a discriminação e assédio que muitas mulheres sofrem no trabalho, na escola, quanto ao sistema judicial e outros importantes sectores da nossa sociedade e acabando com qualquer forma de violência que é exercida contra as mulheres. Com esta organização pretende-se também combater o racismo, sexismo e homofobia, promovendo a igualdade e justiça em todo o Mundo.



Durante os dias de 28 a 30 de Junho de 1966 decorre em Washington D.C. a 3ª Conferência Nacional das Comissões do Estatuto da Mulher onde, entre centenas de representantes, se destacam as figuras de Betty Friedan e Pauli Murray, que viriam a ser as fundadoras da NOW.















Betty Friedan                                                                                                                                                    Pauli Murray


Nessa Conferência anteriormente referida, falava-se em combater a discriminação sexual e na necessidade de criar uma organização que falasse em nome de todas as mulheres do mesmo modo que os grupos que lutavam pelos direitos civis fizeram para com os negros. É então que, juntamente com algumas outras participantes desta conferência, Betty Friedan discute os assuntos referidos. Reúnem-se no quarto de hotel desta última figura e Betty escreve o acrónimo NOW num guardanapo de papel. Seguidamente, uma das participantes, Catherine Conroy incitou todas as outras a juntarem o seu dinheiro e assinarem o seu nome de modo a que a organização pudesse então ser uma realidade.



Outra das participantes, Analoyce Clapp, deixa mesmo por escrito uma breve descrição da simples reunião que ocorreu naquele quarto de hotel: "28 mulheres encontraram-se com o objectivo de construir uma organização temporária para o seguinte propósito - lutar pela participação total das mulheres na sociedade americana, assumindo todos os privilégios e responsabilidades em verdadeira e igual parceria com os homens".


Pelos vistos, o projecto inicial de organização temporária é superado uma vez que a NOW é ainda, nos dias de hoje, uma realidade que discute os mais diversos assuntos, da discriminação sexual á violência, passando por temas fundamentais como o aborto e igualdade salarial entre homens e mulheres, lutando sempre pela mudança social para melhor.

Para quem quiser saber um pouco mais sobre a organização pode visitar o site oficial:


Fontes:



Carolina




Sem comentários:

Enviar um comentário