domingo, 31 de janeiro de 2010

O 31 de Janeiro e as Comemorações dos 100 anos da República


Era obrigatória a escolha deste dia para o início oficial das Comemorações do 1º Centenário da República Portuguesa: em 31 de Janeiro de 1891 - tal como hoje, merecidamente - esteve o Porto de protagonismo em punho: lá rebentou a primeira tentativa séria de derrube da República!
http://bibjcortesao.blogspot.com/2010/01/porto-da-liberdade-comemoracoes-do.html



Sabemos que correu mal, mas muito do que foi essa esperança adiada alimentou o desejo de ver mesmo cair a velha, muito decrépita e desacreditada monarquia.

http://www.primeirarepublica.org/portal/index.php?option=com_content&view=section&layout=blog&id=7&Itemid=12

100 anos depois começam as Comemorações. São necessárias e o ideal era que pudessem ser úteis, contribuindo para trazer algum alento a valores políticos que também já viveram melhores dias.

http://www.centenariorepublica.pt/

Para alguns de vós, jovens, que se envolveram no projecto (um dos muitos das Comemorações afinal...) "Parlamento dos Jovens", a questão tem de se colocar ainda mais do que para muitos de nós das gerações anteriores: afinal que superioridade moral é a da República? Queremos-devemos continuar a viver num regime republicano? Só um dos muitos que dirá um "sim, claro!", sem qualquer hesitação, mas a questão tem que fazer sentido para as gerações de hoje, que vêem desenhar-se no horizonte novos valores e dúvidas: viver em República porquê? E os que têm a responsabilidade de dirigir o país nos mais diversos níveis têm que saber dar clara e inequívocamente as respostas.

Vamos divulgar algumas das iniciativas que vão surgir pelo país e pela nossa região ao longo do ano? Conto com as vossas intervenções! E, porque não?, começar, precisamente, pelo "Parlamento dos Jovens"? Quem pega? (temos fotografias, não esqueçam...)

FM

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Fundação dos sobreviventes na História Visual do Shoah

O que é o Shoah?

Shoah é um termo hebraico que significa calamidade ou catástrofe. É cada vez mais utilizado por Cristãos e Judeus, uma vez que estes últimos acham ofensivo utilizar o termo Holocausto, que tem origem nos sacrificios religiosos da Antiguidade onde plantas e animais eram queimados e oferecidos a Deuses.

Fundação Shoah

Foi criada pelo realizador Steven Spielberg, em 1994, com o objectivo de recolher e preservar vídeos de testemunhas sobreviventes ao Holocausto.

Actualmente a fundação tem cerca de 52 mil vídeos em 32 idiomas representando 56 países. É o maior arquivo de vídeos do mundo.

Contudo, estes vídeos também contêm o testemunho de sobreviventes de outros genocídios como é o caso no Camboja e em Ruanda.
Campo de concentração em Ruanda
A Fundação utiliza os vídeos como instrumento educacional, de forma a consciencializar e a alertar os jovens para «o perigo de formar um estereótipo, o perigo da descriminação, o perigo do ódio racial e religioso e da ira vingativa» (Steven Spielberg).
                                imagens do Holocausto durante a 2º Guerra Mundial
No fundo, a Fundação Shoah pretende construir um mundo em que a raça e a religião não gerem mais sofrimento.

Caso estejam interessados em saber mais sobre a Fundação Shoah visitem o site oficial da Fundação, onde estão disponíveis alguns vídeos de testemunhos:

Fontes:
Diciopédia
Filme: A Lista de Schindler, de Steven Spielberg

Marta

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

O Vosso Tanque General, É Um Carro Forte

No dia em que se volta a falar da memória da Guerra...


O Vosso Tanque General, É Um Carro Forte
Derruba uma floresta
esmaga cem Homens,
Mas tem um defeito
- Precisa de um motorista


O vosso bombardeiro, general
É poderoso:
Voa mais depressa que a tempestade
E transporta mais carga que um elefante
Mas tem um defeito
- Precisa de um piloto.



O homem, meu general, é muito útil:
Sabe voar, e sabe matar
Mas tem um defeito
- Sabe pensar.


(Berthold Brecht)


A PIDE\DGS

Sigla de "Polícia Internacional de Defesa do Estado". Era a polícia política da ditadura do Estado Novo.






Esta organização tinha seu cargo a protecção do regime contra qualquer ameaça interna ou externa e, para isso, perseguia, prendia e torturava os seus opositores: políticos, estudantes, operários, artistas ou simples cidadãos que fossem acusados de conspirar contra o regime.






A PIDE foi responsável pela tortura e morte de vários anti-fascistas. Duas centenas de homens, mulheres e crianças foram mortas a tiro de canhão durante o bombardeamento da cidade do Porto na repressão da revolta de 3 de Fevereiro de 1927. Dezenas de pessoas foram mortas na repressão da revolta de 7 de Fevereiro de 1927 em Lisboa no Jardim Zoológico, na da Madeira, em Abril de 1931, e outras tantas dezenas na repressão da revolta de 26 de Agosto de 1931. Houve ainda um número indeterminado de mortos na deportação na Guiné, Timor, Angra e no Cunene, devido à intervenção da força fascista portuguesa na guerra civil Espanhola e á entrega de fugitivos aos pelotões de fuzilamento franquistas. E muitos milhares de mortos durante as guerras coloniais, vítimas do Exército, da PIDE, da OPVDC, dos "Flechas", etc.





A tortura era uma prática corrente para a PIDE. As mais comuns eram a tortura do sono – não deixavam os reclusos dormir, atiravam-lhes baldes de água fria para cima quando adormeciam e tinham focos de luz a apontar-lhes para a cara; a das queimaduras de cigarro – queimando as mãos e as diversas partes do corpo dos prisioneiros durante os interrogatórios; a da estátua – a estátua simples e a estátua tipo Cristo de pé, estando a vitima voltada para a parede, sem a tocar e de braços estendidos; a do isolamento – durante dias e dias, os presos não comunicavam com ninguém, excepto com o carcereiro nas horas em que as refeições eram distribuídas, não podiam fumar, nem receber jornais ou livros, correspondência ou visitas.

Fontes:

Manel


Frank Lloyd Wright

Respondendo à sugestão do professor decidi pesquisar sobre outros trabalhos do arquitecto Frank Lloyd Wright, autor da Casa da Cascata.



A Westtcott House (imagem de cima)  foi construida em 1908 e situa-se em Springfield, Ohio, EUA.

Robie House

A Robie House foi acabada em 1911 e situa-se em Chicago.  Em 1963 foi designada como marco histórico americano.



A Rosenbaum House, situada em Alabama, ficou pronta em 1940 e em 1978 foi acrescentada ao registo de lugares históricos dos Estados Unidos.




Também o museu de arte moderna, em Nova Iorque, museu Solomon R. Guggenheim, foi projectado por Lloyd Wright. O museu é conhecido pelas linhas curvas da fachada. Lloyd Wright utilizou, em todo o edifício, formas geométricas puras (cilindro, tronco de cone, tronco de prisma).



Fontes: Wikipédia
Marta

Uma sugestão...



Mão conhecedora da área das Bibliotecas Escolares deu-nos a conhecer um portal muito especial: um repositório (catálogo) dos filmes em DVD (todos?) disponíveis no mercado nacional, acrescido daqueles que se vão publicando ou estão em vias de o serem! É obra!

A utilidade é múltipla: dá para pesquisar, para encontrar, para ver classificados por categorias, para ter de cada um uma sinopse do conteúdo, direcção, produção, edição, etc. etc..

Aconselho com entusiasmo!

http://www.dvdpt.com/

FM

Os 65 anos da libertação de Auschwitz




No Dia Internacional das Vítimas do Holocausto, já referido num post antigo, vão realizar-se várias evocações e comemorações, que prosseguirão ao longo deste ano, que é já o 65º pós-2ª Guerra Mundial.

Remeto para algumas notícias do dia...

http://sic.sapo.pt/online/noticias/mundo/auschwitz.htm

http://pt.euronews.net/2010/01/26/65-aniversario-da-libertacao-de-auschwitz/

...e para um artigo da nossa historiadora Irene Pimentel, publicado num dos blogues que abordam o assunto:

http://jugular.blogs.sapo.pt/1522746.html

FM

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Do aparecimento de uma paixão à concretização de um sonho!

Por nos ser facultado a escolha das fontes, decidi fazer uma breve pesquisa sobre a rádio da nossa cidade e descobri um dos fundadores da “Rádio Clube Foz do Mondego”, o actual empresário José Eduardo Cardoso, conhecido na região como antigo comerciante. Assim, decidi fazer uma Breve entrevista para saber como surgiu a sua paixão pela rádio e como fundou a “Rádio Clube Foz do Mondego”.





Como surgiu esta sua paixão pela rádio?

“Quando era pequeno, o meu pai comprou algures em Espanha, um par de telefones com fio, que davam para falar do meu quarto para o dos meus pais. De funcionamento a pilhas, tinham um botão eu imitava o toque dos telefones a sério. Ligava-se para as pessoas do outro local e assim era estabelecida a conversação entre dos locais com alguma qualidade.

Fascinou-me este poder de comunicar entre dois sítios e, assim surgiu uma enorme paixão que ainda perdura pela electrónica das comunicações.

Iniciou-se também um sonho, ter uma rádio onde pudesse efectuar emissões.”



Conte-me um pouco da evolução dos telefones com fio para uma rádio?

“Ainda na minha infância, apareceram nos bazares os “Walkie-Talkie” que nos entretinham durante o jogo das “escondidas”, onde quem estava escondido enviava pequenos tópicos sobre a sua localização por “Walkie-Talkie”.

Em 1978, consegui que uns estudantes de electrónica me fizessem dois emissores de fraca potência para falar com uns amigos, entre as abadias, onde habitava, e o coliseu onde habitavam.

Em 1984, conheci um amigo que tinha em casa um emissor mais potente e sério, com descodificador Estéreo, onde fiz as minhas primeiras horas de rádio. Era o início das ondas hertzianas à escala dos amadores “Pirata”, emissões essas que eram proibidas.”



Como eram feitas as emissões dessa rádio pirata?

“Como era proibido, só emitíamos de madrugada e quem nos ouvia eram os trabalhadores nocturnos da montagem da Soporcel. Passávamos discos, líamos anedotas, comentávamos a vida da cidade e de manhã voltávamos para casa contentes, por abusarmos mais uma noite, sem consequências graves ou danosas.

Ao fim de uns anos, começou-se a falar da legalização das rádios “pirata” e, em conversa com os meus colegas, decidimos informar-nos junto do meu irmão mais velho sobre como poderíamos legalizar a nossa rádio.

Por coincidência ele já estava um passo a nossa frente pois tinha acabado de formar uma cooperativa cultural e recreativa para a exploração e legalização da “Rádio Clube Foz do Mondego”.”



Como foi o arranque inicial da rádio “Rádio Clube Foz do Mondego”?

“Começámos então a fazer emissões regulares a partir da casa do turismo de Buarcos, com um programa chamado “Tópobatida”, com músicas que vinham do estrangeiro, já com ritmos de batida repetitiva, característica das músicas dos anos 80.

Durante o arranque dos primeiros programas, foi pedido ás pessoas que gostavam de rádio e que quisessem participar, que apresentassem projectos para outros programas, com vista ao enriquecimento e preenchimento de horários para uma grelha com maior qualidade.”



Fontes: entrevista a José Eduardo Cardoso



Francisco

O Jazz europeu - Django Reinhardt (1910-1953)





Estão aí os 100 anos do nascimento de Django Reinhardt, um dos primeiros grandes nomes do Jazz europeu, feito por músicos brancos.

De etnia cigana, vivendo em acampamentos perto de Paris, foi por lá que começou a tocar guitarra, violino e banjo, instrumento este com que começou a gravar - 1928.


Mas foi com a guitarra que ele se tornou famoso e tocou-gravou com os maiores nomes do Jazz do seu tempo. O seu estilo tornou-se uma das referências da história do Jazz.

Fica um aperitivo. Vale a pena espreitar por mais.





domingo, 24 de janeiro de 2010

Cinema em Portugal – “ A Canção de Lisboa “ (1933)

Sendo a primeira metade do século XX uma época em que se verifica uma grande expansão do cinema, Portugal não fica imune a este crescimento e este filme é um bom exemplo disso.

A Canção de Lisboa foi o primeiro filme sonoro feito em Portugal. Realizado em 1933 por José Cottinelli Telmo, que curiosamente não era cineasta mas sim um conhecido arquitecto, este filme inaugura o género cinematográfico A Comédia Portuguesa.
Este foi um filme que teve bastante sucesso, não só a nível nacional, mas também relativamente aos territórios de Ultramar e Brasil devido, principalmente, ao forte carácter tipicamente nacional das personagens. Neste filme participaram grandes nomes do cinema português, ainda hoje bastante conhecidos e queridos dos portugueses, como é o exemplo de Vasco Santana, Beatriz Costa e António Maria da Silva, personagens principais deste enredo. Também deve ser destacado o nome de Manoel Oliveira que participou neste filme, tendo um papel secundário.


Vasco Santana e Beatriz Costa encarnando as suas personagens


Para além de contar com grandes actores portugueses, a produção deste filme também contou com o apoio de Almada Negreiros, um multifacetado artista português que concebeu alguns cartazes publicitários ao filme.


Um dos cartazes publicitários ao filme

Enredo de "A Canção de Lisboa":

Vasco Leitão, personagem encarnada por Vasco Santana, é um jovem estudante na Faculdade de Medicina de Lisboa mas que prefere levar uma vida boémia - indo a arraiais, cantando fado e, principalmente, conquistando mulheres - do que dedicar-se aos estudos. Contudo, mente às suas tias, que vivem em Trás-os-Montes e nunca visitaram Vasco, com o objectivo de que elas pensem que Vasco é um aluno cumpridor e dedicado. Namora com Alice, personagem encarnada por Beatriz Costa, para grande descontentamento do pai, o Alfaiate Caetano, personagem interpretada por António Maria da Silva. A situação de Vasco complica-se quando chumba no exame de Medicina e, no mesmo dia, recebe a notícia de que as suas tias o visitarão em breve. Ao longo de todo o filme, Vasco viverá engraçadas peripécias e enfrentará grandes azares de que, certamente, os espectadores gostarão pelo lado cómico da situação.



Cena do filme protagonizada pelos actores Vasco Santana e Beatriz Costa
Bem mais tarde, em 2005, Filipe lá Féria, um conhecido encenador português, adapta este filme para uma peça de teatro musical. Com o mesmo nome do filme, este musical pretende constituir-se como uma homenagem a Lisboa e à Comédia Portuguesa.



Cartaz publicitário ao musical "A Canção de Lisboa" de Filipe Lá Féria

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Can%C3%A7%C3%A3o_de_Lisboa
http://www.citi.pt/cultura/teatro/artistas/beatriz_costa/cancao_lisboa.html
http://www.youtube.com/watch?v=avcYEZGHp54


Carolina

Casa da Cascata - Fallingwater




O milionário Edgar Kaufmann, em 1934, decidiu construir uma casa de campo, junto a uma cascata, numa ravina na Pennsylvania.

Escolheu o arquitecto Frank Lloyd Wright (foto), professor do seu filho, que pretendia que a arquitectura exprimisse vitalidade e fusão de estrutura, função, espaço e imagem por inspiração nas formas naturais.

De facto, as lajes suspensas e os muros em pedra procuram a comunhão e a aproximação entre o espaço humano e a natureza.

Este conjunto de características transformaram o edificio no paradigma da arquitectura orgânica de que Wright foi o expoente máximo.

A casa foi transformada num museu.







Se estiverem interessados em verem mais imagens do interior da casa visitem os sites:
http://www.fallingwater.org/

http://www.bolender.com/Frank%20Lloyd%20Wright/Fallingwater/June%2030%202004%20visit%20to%20Fallingwater/June%2030%202004%20visit%20to%20Fallingwater.htm

Fontes:
Diciopédia
Wikipédia

Marta

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Tenis Clube da Figueira da Foz - TCFF


Historia


O Tennis Clube da Figueira da Foz é uma das instituições mais antigas da cidade, fundada por um grupo de figueirenses, entre os quais os senhores Dr. Luiz Carrisso, Dr. António D´Azevedo e D. Luiz de Mello, que conseguiram trazer a prática do ténis para fora dos então principais centros urbanos do país.

Assim, em 05 de Agosto de 1917 foram aprovados os primeiros estatutos desta associação, datando a primeira Assembleia Geral, de 17 deste mês. No dia 22 de Agosto do mesmo ano, a Gazeta da Figueira dá-nos a notícia da inauguração do Clube:
 



Os estatutos foram aprovados por Alvará do Governo Civil do Distrito de Coimbra no ano de 1928.


Para além de proporcionar a prática do ténis nos seus dois courts iniciais de terra batida, o Clube era então sobretudo, um ponto elegante de reunião, cujos chás-dançantes marcavam a agenda social pela sua distinção.

O Tennis Club era na época da sua fundação, a "sala de visitas" da Figueira. Lugar de selecção rigorosa, cujas festas organizadas durante a época balnear, tinham um lugar de destaque na sociedade. O facto do Clube ser utilizado essencialmente para actividades de índole social e jogos de mesa, não impediu que tivessem surgido durante esta fase, alguns valores do ténis nacional da altura e que aí se tivessem realizado alguns torneios importantes.

Em 1932, era Presidente da Assembleia Geral, o Visconde de Montargil. Em 1933 o Dr. António D´Azevedo era o Presidente da Direcção, tendo como Vice - Presidente o Engenheiro José Vieira de Campos. O Clube tinha um acesso previligiado à chamada Praia das Crianças, adjacente ao terreno das instalações.

Em Setembro de 1939, realizaram-se no Clube os Campeonatos Oficiais de Tennis, com a participação de 20 jogadores. Os vencedores foram : Mary Motta (Taça José Ferreira Pinto Basto) , José Roquette (Taça Dr. Luiz Carrisso), Gabriela Cantarino e Francisco Matos (Taças Condessa de Vinhó e Almedina e D. Luiz de Mello Correia), José Roquette e Manuel Nicolau de Almeida (Taças Tennis Club), José Roquette (Taça Mondego da Comissão Municipal de Turismo).

Em Agosto de 1965, o Clube conseguiu trazer para a Figueira da Foz, o Torneio Internacional de Tenis , Portugal - Mónaco , com vitória da equipe nacional. Nesse mesmo ano, em Julho, organizou o Primeiro Torneio de Tiro aos Pratos, o qual despertou enorme interesse em todo o país. O Clube possuía uma secção de Patinagem.

Foi assim a vida do Clube durante largos anos. Em 1972, são revistos os Estatutos, explicitando-se no seu artº 1º do Capítulo I, que " O Tennis Club , fundado em 1917, é uma associação de carácter desportivo e recreativo, contribuindo para o interesse turístico da Figueira da Foz". Neste mesmo ano, conseguiu-se a cedência pelo Estado, dos terrenos onde o Clube estava instalado, mediante o pagamento de renda simbólica.

Este facto-chave na vida do Clube, foi registado na Secretaria Notarial em 28 de Fevereiro. Cabe aqui lembrar a acção meritória do senhor Dr. Alexandre Lucena e Vale. Também neste ano, acedendo ao pedido da Comissão Desportiva, a Câmara Municipal ofereceu e mandou instalar nos courts, uma "magnífica instalação eléctrica".

Nos anos 70, o Clube dispunha de secção de Vela, organizava um torneio Internacional de Bridge e um Concurso Hípico Nacional.

A partir de 1980, as condições implementadas de maior abertura, proporcionaram que a prática do ténis passasse a ser a actividade principal do Clube. Inclusivamente, a formação passa a ser dada por uma escola profissional.

Por ocasião do 75º aniversário do Clube, este é agraciado pelo Estado, com a Medalha de Mérito Desportivo:
 


Em Agosto de 1993, procedeu-se à revisão dos estatutos do Clube, que consagrou como fins:


* Promover a divulgação e prática do ténis no Concelho da Figueira da Foz ;

* Criar e manter uma escola de ténis para jovens e realizar campeonatos ou torneios de ténis, podendo participar em provas oficiais;

* Promover nas suas instalações, festas e outras actividades de índole sócio-cultural;

* Proporcionar aos seus associados outras actividades desportivas, culturais ou recreativas, aprovadas em Assembleia Geral.
 

 
Fontes:
Documentação pessoal

Manel

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

No passado também... BLOGUE do 10º E

O atraso que leva esta divulgação já parece conter as cores das faltas imperdoáveis, mas a verdade é que duas razões maiores impediram que o fizesse antes: a primeira, de "lana caprina" é que só obtive o endereço há pouco tempo; a segunda, mais ao estilo do "quero-mas-não-posso", teve a ver com a publicação do pacote de posts sobre a 2ª Guerra Mundial que não convinha interromper!

Vá lá, explicado que fica, fica a alegria de vos encaminhar para o Blogue dos vossos colegas da turma de História B do 10º ano, coordenado pelo professor Carlos Duarte!

Parabéns pela frescura do título e dos conteúdos! Espreitem e comentem!!

http://histbturmad.blogspot.com/

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

António Maria da Silva

António Maria da Silva nasceu em Lisboa a 15 de Agosto de 1886. Filho de pais pobres teve de começar a trabalhar cedo e chegou ate a ser bombeiro atingindo o posto de comandante.
Iniciou-se nos teatros amadores e em 1910, no palco do teatro da rua dos condes, estreou-se profissionalmente na peça “O Novo Cristo”. Contratado pela companhia Alves da Silva, aí participou em peças como “O Conde de Monte Cristo” ou “O Rei Maldito”.
Em 1913, vai para o Brasil em digressão com a companhia teatral “António de Sousa” e acaba por se casar em 1920 com Josefina Silva.
Em 1921, regressa a Portugal e vai trabalhar em peças de teatro ligeiro e de revista na Companhia de Teatro Satanella-Amarante, onde permanece por longos anos.
É no filme “A canção de Lisboa” (1933), de Cottinelli Telmo que o lança na munda da fama como actor de cinema.


Participou na sua maioria em filmes de comédia como “O pátio das cantigas” (1942), “O Costa do Castelo” (1943) e o filme que o deixou mais famoso “O leão da estrela” (1947). Foi distinguido, no dia 4 de Novembro de 1966, como Oficial da “Ordem Militar de Santiago da Espada”, uma das Antigas Ordens Militares que tem por fim distinguir o mérito literário, científico e artístico.
A 3 de Março de 1971, em Lisboa, morre com 86 anos de idade.


Francisco
fontes:wikipedia

domingo, 17 de janeiro de 2010

2ª Guerra Mundial-Holocausto

Fechámos o conjunto de 7 posts dedicados aos 70 anos da 2ª Guerra Mundial. É preciso agora avaliar os trabalhos que realizaram, com um tempo muito apertado, usando cronologias. Nuns casos fez-se mais a interpretação do que noutros, mas a evocação – que, espero, tenha alimentado mais um pouco o “bichinho” que prolongue o interesse em aprofundarem o tema com outras leituras, agora e no futuro, como cidadãos responsáveis que querem conhecer  – fica feita.
Para fechar o tema deixo-vos, como sugestão, uma publicação recente:

Estou a lê-lo: é uma leitura difícil, e de tal forma, à medida que os anos passam, o tema se torna para mim cada vez mais insuportável, que penso em não continuar ; repiso nas palavras de Vassili Grossman que abrem o livro, para não o fazer:

Mesmo quando ela é terrível, o escritor deve dizer a verdade e o leitor deve conhecê-la. Virar costas, fechar os olhos, passar adiante é insultar a memória dos que pereceram.
Julgo ser a publicação mais recente sobre o tema do “Shoa”. Trata-se de um inesperado relato de Chil Rajchman, um judeu polaco que foi um dos raros sobreviventes (julga-se que 57 entre os cerca de 750.000 que foram enviados para a morte) do terrível campo de Treblinka, na Polónia ocupada, a menos de 100 km a nordeste de Varsóvia. O seu autor conservou este testemunho, escrito logo após a sua fuga bem sucedida do Campo, em Agosto de 1943, e com ele foi para o Uruguai onde constituiu família e faleceu há poucos anos. Publicou-se em 2009 o texto pela primeira vez, em França, com um prefácio contextualizador da investigadora do CNRS, Annette Wieviorka, que a fechar diz: “A acuidade e a crueza da descrição, a violência de um relato isento da estereotipia que por vezes encontramos nos relatos tardios dos sobreviventes deveria fazer esta obra entrar para o cânone dos grandes textos da literatura do desastre”.
Foi publicado em Portugal pela Teorema, em Setembro passado.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

2ª Guerra Mundial - 1945 (7)


1945 é o ano que marca o fim da guerra e a vitória dos aliados.

A 1 de Janeiro os Alemães retiram-se de Ardenas, na Bélgica e Luxemburgo. A Batalha de Ardenas foi uma das mais importantes da 2ª Guerra Mundial que, com a derrota do exército Alemão, contribuiu para o acelarar do fim da Guerra.

A 12 de Abril o Presidente norte-americano, Franklin Roosevelt morre e é sucedido por Harry Truman.
A 20 de Abril Nuremberga (foto à direita) é capturada pelos Aliados. Nuremberga é a segunda cidade alemã que mais sofreu com os bombardeamentos durante a guerra. No final desta, de 1945 a 1949, realizaram-se os Julgamentos de Nuremberga onde oficiais nazis foram condenados por crimes contra a humanidade.


Ainda em Abril, no dia 23 os Soviéticos entram em Berlim e inicia-se a Batalha de Berlim (foto à esqueda) que durou até à rendição alemã, inícios de Maio.

A 28 de Abril, Mussolini,  ao tentar fugir para a Suíça, foi capturado e executado por guerrilheiros italianos que penduraram o seu corpo de cabeça para baixo em Milão.

A 30 de Abril Adolf Hitler, ao ver que tinha perdido a guerra, suicida-se juntamente com a sua mulher Eva Brown. Karl Donitz sucede-lhe no cargo.


corpo de Mussolini pendurado


Durantes os primeiros dias de Maio a Alemanha rende-se, primeiro na Itália (dia 2) e seguidamente nos Países Baixos e Dinamarca (dia 4). No dia 7 a Alemanha rende-se incondicionalmente às forças aliadas e russas.
No dia 9 de Maio o Exército Vermelho ocupa Praga.

A 6 de Agosto é lançada a primeira bomba atómica sobre Hiroxima. A bomba foi lançada pela Força aérea Norte-Americana, destruiu a cidade japonesa e provocou cerca de 80000 mortos. (foto)

Bomba atómica de Hiroxima

A 8 de Agosto a União Soviética declara guerra ao Japão e no dia seguinte, a 9 de Agosto outra bomba atómica é lançada, desta vez sobre Nagasáqui, provocando 39000 mortos e a destruição da cidade.
No dia 14 o Japão rende-se incondicionalmente.

Por último, a 7 de Setembro após seis violentos anos, a guerra chega ao fim com a rendição dos últimos bolsões na China, Birmânia e Hong Kong.

Foi um longo e violento conflito que causou mais de 50 milhões de mortos incluíndo as vítimas do Holocausto e das bombas atómicas.

Fontes:
Wikipédia
Diciopédia

Marta

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

2ª Guerra Mundial (6) - 1944

O ano de 1944, é caracterizado pelas e vitórias e avanços aos alemães do lado leste pelos soviéticos e a oeste pelos Aliados.

A 16 de Janeiro, Eisenhower é nomeado Comandante Supremo das Forças Aliadas na Europa, possibilitando assim, devido aos seus esforços diplomáticos, o desembarque aliado na Normandia (Dia D).

O dia 6 de Junho, marca o início das conquistas aliadas a oeste. É o dia do desembarque na Normandia (Dia D), sendo o início da batalha da Normandia.


A 13 de Junho, as primeiras bombas V-1 (primeiro míssil guiado usado em guerra) explodem em Inglaterra.


A 20 de Julho, Adolf Hitler sofre um atentado. Uma bomba é colocada debaixo da sua mesa por um general alemão descontente com a guerra. Hitler saiu ileso e devido a isso pensa que o destino dele é ganhar a guerra.

A 25 de Agosto, Paris é libertada pelas forças Aliadas.

No dia 23 de Outubro, dá-se a batalha do Golfo de Leyte, a maior batalha naval da História. O poderio aéreo e naval do Japão é dizimado pela Marinha Americana.


A 4 de Novembro as forças do eixo rendem-se aos Aliados, na Grécia.

E a 16 de Dezembro, Hitler dá o seu último passo e dá a ordem para que os alemães lancem a última ofensiva nas Ardenas. Inicia-se assim a Batalha das Ardenas.

Fonte: Wikipédia

Gonçalo

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

2ª Guerra Mundial (5) - 1943

O ano de 1943 é o ano de viragem da Guerra. Até então, os alemães controlavam quase toda a Europa, controlavam o Norte de África e o Atlântico Norte.


Neste ano de 1943, a 2 de Fevereiro, acaba a batalha de Estalinegrado com a vitória da União Soviética e o fim do mito da invencibilidade da Wehrmacht. É a primeira grande derrota da Alemanha em terra e o início do avanço do Exército Vermelho em direcção a Berlim.

A 12 de Maio, o Afrika Korps, companhia do exército alemão situado no Norte de África, rende-se. É o fim do controlo do Norte de África pelos alemães, ou seja, vitória dos aliados, neste caso dos Ingleses.

A 22 de Junho os U-boats (famosos submarinos alemães) são retirados do Atlântico Norte devido ao avanço da Marinha Americana, encerrando assim a batalha do Atlântico e o poder que os alemães detiveram sobre este oceano. O cerco à Alemanha vai se fechando a oeste.


A 5 de Julho ocorre a maior batalha de blindados da História, em Kursk, na União Soviética. Vitória dos T-34 sobre os famosos Panzer alemães. A superioridade numérica Soviética era visível, enquanto que as forças alemãs nesta batalha eram de aproximadamente 800.000 homens e 2700 tanques, os soviéticos tinham aproximadamente 1.300.000 homens e 7000 tanques.


A 25 de Julho o governo de Mussolini é derrubado e este é preso e posteriormente assassinado. Deste modo, a 3 de Setembro, a Itália assina o armistício com os aliados.

Fonte:
Wikipédia


Gonçalo

domingo, 10 de janeiro de 2010

2ª Guerra Mundial (4) - 1942

Tendo a Segunda Guerra Mundial começado em 1939 e terminado em 1945, o ano de 1942 é assim o ano mediano desta terrível batalha.


Este ano - tal como os outros anos de guerra - foi marcado por ataques, contra-ataques, conquistas de cidades, perdas de territórios, bastantes batalhas em que ora se perdia, ora se ganhava. Portanto, um ano de avanços e recuos.

A seguinte cronologia apresenta apenas os aspectos essenciais decorridos neste ano, uma vez que ocorreram muitas outras invasões e pequenos conflitos.


A 22 de Janeiro termina a Batalha de Moscovo, iniciada em Outubro de 1941. Esta batalha começou quando, a 2 de Outubro de 1941, os alemães lançam um ataque à cidade de Moscovo. Numa primeira fase, os alemães encontram-se em vantagem, possuindo aviões que utilizam para bombardear a cidade. Mas à medida que o Inverno se aproxima, não foi difícil constatar que Hitler tinha sido imprudente ao pensar que venceria rapidamente. Com chuvas fortes, baixas temperaturas, muita neve, a tropa alemã teve de enfrentar grandes dificuldades, não estando minimamente preparada para enfrentar estas condições. Por outro lado, as tropas soviéticas possuíam o equipamento necessário à guerra em pleno Inverno. Assim, aproveitando o facto de os alemães estarem exaustos e a “morrer de frio”, as forças soviéticas conseguiram afastá-los, ganhando esta batalha.


• A 27 de Fevereiro, foi travada uma grande guerra naval no Mar de Java, um mar situado no sul do Oceano Pacífico. Esta batalha, chamada de Batalha do Mar de Java, foi travada entre as forças japonesas e os Aliados. Uma vez que os japoneses insistiam em invadir ilhas da Indonésia e outros territórios, os Aliados sentiram que deviam travar os seus avanços. “Os combates duraram sem interrupção do meio-dia à meia-noite” de 27 de Janeiro de 1942. Os Aliados acabaram por perder esta guerra, sofrendo grandes perdas quer em vidas humanas quer em embarcações - dois navios das forças Aliadas afundaram-se e apenas foi possível salvar 111 homens!


Hms Exeter, navio japonês afunda no Mar de Java
 
• A 18 de Abril, as tropas americanas bombardeiam Tóquio, Yokohama, Nagoya e Kobe, todas cidades japonesas. Este ataque ficou conhecido como “Ataque Doolittle” e tinha como objectivo servir de resposta ao ataque a Pearl Harbor, um ataque que a marinha japonesa tinha feito à base norte-americana de Pearl Harbor no dia 7 de Dezembro de 1941. Com estes bombardeamentos feitos em zonas de armazenamento de petróleo, fábricas e instalações militares japonesas, morreram cerca de 50 japoneses e 400 ficaram feridos.



• A 6 de Maio deste ano, termina a Batalha das Filipinas, iniciada em Dezembro de 1941. Esta batalha, travada entre o Japão e as forças americanas, ocorre na sequência da invasão das Filipinas por parte dos japoneses. Termina assim com a rendição americana e consequente vitória japonesa.


• Entre os dias 4 e 7 de Junho, é travada uma batalha aeronaval, conhecida como Batalha de Midway, no Oceano Pacífico entre as forças americanas e japonesas. Esta foi uma importante batalha, considerada até o confronto mais importante da Segunda Guerra Mundial. No fim, os americanos acabaram por vencer a batalha. Os resultados revelam-se bem piores para o Japão do que para os EUA: relativamente a mortes, 2500 foram japonesas, contrastando com 307 americanas; no que diz respeito a embarcações e aviões, os japonês viram ser destruídos 6, enquanto que os americanos apenas 2.



Navio americano é atacado por aviões japoneses na Batalha de Midway

• A 15 de Agosto de 1942, um cargueiro brasileiro que navegava rumo ao Recife é atingido por um submarino alemão, ocorrendo assim 269 mortes. Assim, este e outros ataques, que o Brasil sofreu nos dias seguintes, culminaram na sua entrada na Segunda Guerra Mundial, a 22 de Agosto.


• Tendo já invadido a União Soviética a 22 de Junho de 1941, a Alemanha e os seus Aliados preparavam-se para tomar a cidade de Estalinegrado. No dia 23 de Agosto de 1942, é levado a cabo pelos alemães um forte bombardeamento aéreo à cidade, matando milhares de civis. Nos seguintes meses, foram executados vários bombardeamentos alemães, deixando a força aérea soviética devastada, “perdendo 201 aviões no período de uma semana, no fim de Agosto”. Contudo, aproveitando as condições climáticas de Inverno que enfraqueciam os alemães, os soviéticos realizaram uma acção contra-ofensiva geral, acabando por ganhar esta batalha que terminou a 2 de Fevereiro de 1943. Este confronto ficou conhecido como a Batalha de Estalinegrado e foi considerado um dos mais trágicos confrontos de toda a História. De facto, o número de baixas sofridas nesta batalha é incrível. Conta-se cerca de um milhão e 920 mil pessoas mortas, feridas ou desaparecidas, entre os quais 40 mil eram civis.


Batalha de Estalinegrado


• Em Julho e Agosto deste ano foram travadas algumas batalhas no Egipto entre as forças aliadas, de um lado, e as do Eixo, do outro, sendo o exemplo da Batalha de El Alamein e da Batalha de Alam Halfa. Estas duas batalhas foram ganhas pelos Aliados, sofrendo-se nas duas cerca de 35.000 baixas das duas forças confrontadas

Concluindo, neste ano foram travadas batalhas muito importantes como é o caso da Batalha de Estalinegrado e da Batalha de Midway, visto que em ambos os confrontos as forças alemãs foram derrotadas. Contudo, os Aliados sofreram também algumas derrotas significativas como na Batalha do Mar de Java e na Batalha das Filipinas

 Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cronologia_da_Segunda_Guerra_Mundial#1942
http://www.ushmm.org/wlc/ptbr/article.php?ModuleId=10007306
http://www.citi.pt/citi_2005_trabs/2GuerraMundial/new_page_7.htm
http://www.dw-world.de/dw/article/0,,1456891,00.html
http://www.2guerra.com.br/sgm/index.php?option=com_content&task=view&id=53&Itemid=26

Carolina




Segunda Guerra Mundial - 1941 (3)

No ano de 1941 a Segunda Guerra Mundial continua. Vou realçar alguns dos aspectos que considero mais importantes para este ano.

Em Fevereiro, os alemães enviaram o Afrika Korps, destacamento do exército alemão, para reforçar as tropas italianas enfraquecidas.
No iníco de Março, a Bulgária  une-se ao Eixo. Também em Março os Estados Unidos fornecem oficialmente material bélico aos aliados.
Em Abril, os líderes do movimento terrorista Ustasa proclamam o chamado Estado Independente da Croácia. Reconhecido de imediato pela Alemanha e Itáli, o novo estado inclui a província da Bósnia-Herzegoniva. A Croácia junta-se às forças do Eixo.
De Abril a Maio as tropas alemães e italianas conquistam a Jugoslávia e a Gécia.
De Abril a Junho a Alemanha, a Itáloa, a Hungria e a Bulgária invadem e dividem a Jugoslávia. A Jugoslávia rende-se em 17 de Abril. A Alemanha e a Bulgária invadiram a Grécia em apoio aos italianos. A resistência da Grécia chegou ao fim no início de Junho.
De Junho a Novembro a Alemanha nazista e os seus parceiros do Eixo (com a excepção da Bulgária) invadem a União Soviética. A Filandia, procurando reparação das suas perdas territoriais para a União Soviética no armistício que finalizou a Guerra de Iverno, une-se ao Eixo pouco antes da invasão. Os alemãos rapidamente invadem os países bálticos e, com a ajuda dos filandeses realizam um cerco a Leningrado (actual São Petersburgo) no mês de Setembro. No centro da União Soviética os alemães conquistam Smolensk, isto no início de Agosto e, em Outubro, os alemães partem rumo para Moscou. Por fim conquistam as margens do rio Don em Novembro.
Em Dezembro, uma contra-ofensiva soviética leva os alemães a "estancionarem-se" nos subúrbios de Moscou a uma retirada caótica. O japão bombardeia a base naval norte-americana de Pearl Harbor. Os Estados Unidos declaram guerra ao japão, assim entrarm na Segunda Guerra Mundial. As tropas japonesas desembarcam nas Filipinas, na Indochina Francesa (Vietna, Laos e Camboja), e na colónia britânica de Singapura. Por fim a Alemanha nazista e os seus parceiros do Eixo declaram guerra aos Estados Unidos.

Estes (para mim) foram os acontecimentos mais importantes de 1941.

Daniela

sábado, 9 de janeiro de 2010

2ª Guerra Mundial - 1940 (2)

 elaborado por Francisco


12 de Março - a Finlândia assina o armistício com a URSS.

28 de Março - França e Inglaterra decidem que não concluirão, separadamente, armistícios.

9 de Abril - o exército nazista inicia a ocupação da Dinamarca e invade a Noruega.

10 de Abril - primeira batalha naval entre britânicos e alemães em Narvik, porto do norte da Noruega.

24 de Abril - o exército franco-britânico é derrotado na Noruega, em Lillehammer.

10 de Maio - a Alemanha invade a Bélgica, Holanda e Luxemburgo.

14 de Maio - a cidade portuária de Roterdão, na Holanda, é bombardeada pela Luftwaffe. 400.000 mortos.

17 de Maio - tropas alemãs ocupam Bruxelas, capital da Bélgica.

20 de Maio - Abertura do campo de concentração Auschwitz I na Polónia.

27 de Maio - o rei Leopoldo III, da Bélgica assina o armistício com a Alemanha nazista.

27 de Maio - Início da operação Dynamo(evacuação da cidade francesa de Dunquerque).

3 de Junho - os alemães bombardeiam Paris.

4 de Junho - Completada a retirada de Dunquerque.

10 de Junho - A Itália declara guerra à Inglaterra e França.

10 de Junho - O Presidente dos Estados Unidos da América, Roosevelt, discursa na Universidade da Virgínia comprometendo-se a auxiliar os Aliados e a preparar os EUA para a guerra.

14 de Junho - tropas alemãs entram em Paris.

22 de Junho - a França de Vichy assina o armistício com a Alemanha Nazi.

5 de Julho - a França de Vichy rompe relações diplomáticas com a Grã-Bretanha.

10 de Julho - começa a Batalha da Grã-Bretanha.

16 de Julho - Hitler ordena o início dos preparos para a invasão da Grã-Bretanha, a denominada Operação Leão do Mar.

15 de Agosto - a Luftwaffe intensifica os ataques contra a Grã-Bretanha.

27 de Setembro - Alemanha, Itália e Japão assinam o Pacto Tripartite, formalizando a aliança conhecida como Eixo.

26 de Novembro - O governo Nazi começa a erguer um muro à volta do Gueto de Varsóvia, separando os 400.000 habitantes judeus da população da cidade, não lhes dando alimentação adequada, nem tão pouco condições de saúde e habitação.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

2ª Guerra Mundial - 1939 (1)



A segunda guerra mundial inicia-se em Setembro de 1939 com a invasão da Polónia através de um ataque maciço da Luftwaffe (aviação alemã) em vários alvos, logo após o ataque o Reino Unido e a França ordenam uma retirada imediata da Alemanha. Começam os primeiros conselhos políticos e diplomáticos pelos responsáveis do ataque na Polónia, como a Alemanha não obedeceu as cláusulas que lhe tinham sido impostas pelo tratado de Versalhes no final da primeira guerra mundial, o Reino Unido, a Austrália e a Nova Zelândia declaram-lhe guerra, a França junta-se a eles, aliança onde mais tarde unir-se-á também o Canadá. A Segunda Batalha do Atlântico inicia-se com a Marinha Alemã a entrar em acção. De seguida temos as operações Aliadas no ar da Europa, com o ataque da Força Aérea sobre navios alemães. Os EUA declaram neutralidade, que mais tarde será renegada. Ao mesmo tempo que algumas patrulhas francesas entram na Alemanha, Adolf Hitler desloca gigantescos canhões da frente oeste, por rodovias criadas por ele com esse intuito, cerca e faz intensivos bombardeamentos em Varsóvia. A capital da Polónia, Varsóvia rende-se aos alemães.


No mês seguinte a Finlândia começa a mobilização armada, aquando, na mesma semana, Hitler ordena uma preparação para a invasão da Bélgica, França, Luxemburgo e Holanda. Tudo se vai desenrolando muito rápido, daí o facto de esta guerra ter sido apelidada de guerra relâmpago, o primeiro gueto judeu é estabelecido em Lublin, Polónia.

Já em Novembro uma tentativa de assassinato a Hitler, falha. A Alemanha indica Hans Frank como governante geral da Polónia e lá inicia o seu plano de extermínio dos judeus. Ainda no mesmo mês a União Soviética ataca a Finlândia iniciando a Guerra de Inverno. Para terminar os acontecimentos do primeiro ano de guerra e no último mês desse ano a Itália declara neutralidade.


Manel


Fonte: Wikipedia

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Os 70 anos da 2ª Guerra Mundial (1939-1945)


A Polónia ocupada


Há 70 anos, na Europa, o ano começava com as cores mais sombrias.

Após a invasão da Polónia pelas tropas nazis e soviéticas em Setembro do ano anterior e das sucessivas declarações de guerra subsequentes, não se podia esperar outra coisa que não fosse o alargamento e agravamento trágico - para níveis, outra vez completamente insuspeitados - do conflito.

Neste mês de Janeiro cresciam pois os preparativos: mobilização geral na Grã-Bretanha e França; incremento dos níveis de produção de armamento na Alemanha; temor justificado nos Países Baixos e nos nórdicos. Na Finlândia a guerra de inverno aberta em Novembro pelos soviéticos decorria e custava a estes muito caro em vidas humanas, face à resitência fantástica dos combatentes finlandeses, que, só em Março, conseguiriam a paz, com perdas territoriais mínimas.



A resistência finlandesa

Porque terminámos o estudo dessa guerra, tão determinante para a construção da Europa e do mundo em que vivemos hoje, vamos relembrá-la num conjunto de 6 posts, tantos quantos os anos em que decorreu e se alastrou pelo mundo, com as mais iníquas e trágicas consequências.

FM