segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Coco Chanel

Como na aula de História falámos sobre os anos 20, decidi fazer um post sobre uma importante estilista francesa que tinha uma mentalidade muito evoluida para a altura: Coco Chanel.


Gabrielle Bonheur Chanel nasceu em 1883, em França e foi uma mulher que, sem outras armas para além dos seus desenhos, revolucionou os guarda-roupas dos anos 20.
Elegante e distinta, filha de camponeses, Coco Chanel, em 1913, abriu a sua primeira casa de costura em Deauville e uma segunda em Paris em 1924.

Contra os antigos modelos, impôs uma nova silhueta, a garçon, de linhas rectas e planas, utilizando tweeds, jerseys de gola alta, malhas e as cores azul-marinho e branco, inspiradas em uniformes marinheiros.

Chanel lutou ainda para que a mulher não fosse reduzida a um simples manequim: «Se uma mulher quer ser elegante, que trabalhe. Assim, a sua beleza será mais real», «És elegante porque és elegante, independentemente de usares um vestido novo.».

Em 1921 teve uma das saus melhores ideias: criar um prefume com o nome de Chanel nº5 que viria a tornar-se um sucesso.

Coco Chanel faleceu em 1971 com o estatuto de uma das mais influentes criadoras de moda de sempre em todo o mundo, graças á opcção por um estilo simples mas, com classe.

Fontes:
Diciopédia
Século XX - Público

Marta

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

A URSS

Falámos da sua criação e alargamento.

Deixo um mapa com os limites da sua extensão máxima.

http://alerce.pntic.mec.es/lsam0005/1bach_hmc/tema8_revolucion%20rusa.html

FM



terça-feira, 20 de outubro de 2009

Dr. Givago


Ainda sobre o Cinema e a Revolução Russa: depois da referência a Eisenstein, uma chamada de atenção para o cinema ocidental e a algumas das leituras feitas sobre esse momento histórico.

Um dos mais badalados e ainda hoje possuidor de ressonâncias especiais, tendo em conta o lado romanceado da história e os investimentos feitos na produção - em paralelo com a situação de perseguição a que foi votado na URSS o autor do romance (Boris Pasternak, Nobel em 1958 - http://static.publico.clix.pt/docs/cmf/autores/borisPasternak/indexPASTERNAK.htm ) que serviu de base ao argumento - foi o filme "Dr. Jivago", de David Lean, estreado em 1965 (e que me recordo bem de ter visto, miúdo, no velhinho Parque-Cine - na Cândido dos Reis onde é hoje o edifício "O Trabalho", mesmo junto ao Parque de Diversões -, esmagado pelas dimensões épicas da projecção na tela - era o CinemaScope! - e das figuras do par Omar Sharif-Julie Christie.

Ah!, há ainda a música! Deu para vendas grandiosas!

Bem fica um aperitivo! Que tal como sugestão para uma tarde de sábado chuvosa, com grupo e lanchinho a condizer?



FM

Astérix e Obélix fazem 50 anos!

Em 1959, surgiram as primeiras publicações na revista Pilote.  René Goscinny e Albert Uderzo criaram as personagens para ajudar a contar a História às crianças, mas os dois gauleses foram mais longe que isso e ganharam fãs de todas as idades.

Asterix, o Gaulês, o primeiro álbum, foi publicado em 1961. Desde então, milhões de leitores desfrutaram dos 32 livros que lhe seguiram, além dos oito filmes de animação, dos três longa-metragens – sucesso de bilheteria na França – e do parque temático em Plailly, nos arredores de Paris.


Hoje, dia 8 de Outubro, Astérix e Obélix fazem 50 anos e o ponto central das comemorações é a publicação simultânea, em 22 de outubro, em 19 países europeus, do álbum "Livre D'Or" (em Portugal, "O Aniversário de Asterix e Obelix - O Livro de Ouro").



Com 325 milhões de cópias vendidas e traduções para 107 línguas e dialetos (incluindo o mirandês), "Asterix é um monumento e pertence ao patrimônio francês", afirmaram os responsáveis da editora Albert René.

Fontes:
http://www.estadao.com.br/noticias/arteelazer,asterix-e-obelix-fazem-50-anos-e-ganham-novo-livro,447952,0.htm
wikipédia

Marta

domingo, 18 de outubro de 2009

Dia Europeu Contra o Tráfico de Seres Humanos



Como todos sabemos, o Tráfico de Seres Humanos é um fenómeno abrangente atingindo, sobretudo, os grupos mais vulneráveis, nomeadamente mulheres e crianças que são vítimas de exploração sexual e laboral. O crime organizado, as questões de género, os direitos humanos, são temáticas subjacentes a este fenómeno.


Hoje, em pleno século XXI, o Tráfico de Seres Humanos retrata uma realidade que impede, por toda a parte, a plena prossecução dos objectivos da igualdade, desenvolvimento e coesão social. (...)

O Tráfico de Seres Humanos há muito que deixou de ser apenas um problema das organizações internacionais, e do qual os diferentes Governos se faziam eco. Este fenómeno passou a assumir-se como um desafio que a todos nos interpela, para a partilha de responsabilidades, entre os diferentes Estados e ao nível de cada sociedade. O reforço dos mecanismos de cooperação internacional, aliado à adopção, ao nível interno, de medidas quer legislativas quer de cariz operacional, tem permitido conferir maior eficácia no combate ao flagelo.(...)

Aprovou-se o I Plano Nacional Contra o Tráfico de Seres Humanos 2007-1010 (...)

http://www.portugal.gov.pt/pt/GC17/Governo/Ministerios/PCM/MP/Intervencoes/Pages/20090213_PCM_MP_Int_SEPCM_Trafico_Pessoas.aspx

Retiro esta informação de uma página do governo, no dia em que estas questões gravíssimas ganham outra visibilidade.

E deixo as notícias:
A criação de equipas de investigação especializadas em crimes de tráfico de pessoas é uma das principais recomendações do primeiro relatório do Plano Nacional de Luta Contra o Tráfico de Seres Humanos, que hoje, domingo, será apresentado no Porto.

No dia em que se assinala o Dia Europeu contra o Tráfico de Seres Humanos, os responsáveis pelo I Plano de Luta Contra o Tráfico de Seres Humanos e do Observatório entretanto criado para monitorização do fenómeno apresentam um primeiro balanço de actividades e estatísticas actualizadas. (...)

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Nacional/Interior.aspx?content_id=1393894

Três em cada quatro vítimas de tráfico em Portugal são mulheres. Em geral, brasileira, solteira, com 30 anos e que está ilegal. Um familiar, ou amigo, ou um amigo do amigo, prometeu-lhe um bom emprego, mas coloca-a num bar de alterne no Norte de Portugal. Fica sem documentos, é ameaçada e vigiada por portugueses. É o perfil da vítima para fins de exploração sexual. Os 25% que sobram são homens, mais velhos e que são recrutados para fins laborais ou para praticarem crimes (furto). (...)

http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1394019

Já no final do dia leio e transcrevo:

O tráfico de seres humanos na Europa está subestimado e pouco combatido, alertou este domingo a Agência das Nações Unidas contra a Droga e o Crime (ONUDC) durante a jornada europeia contra o tráfico de seres humanos.
O número de vítimas identificadas na Europa é «cerca de 30 vezes inferior ao número real estimado», sublinha a organização, segundo a qual 270 mil pessoas são afectadas na União Europeia.

A maioria das vítimas, entre as quais dez por cento de menores, são mulheres forçadas à prostituição.
Os homens são, pelo seu lado, forçados a trabalhar em explorações agrícolas, alertou a ONUDC.
«Talvez a polícia não encontre mais traficantes e vítimas porque não procura», afirmou o director-executivo da agência, António Maria Costa, num comunicado.
No total, 2,4 milhões de pessoas são, todos os anos, vítimas de tráfico humano no mundo.

http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=1394375

FM

Da Irlanda...


Ontem esteve na Figueira a tradição musical popular irlandesa. Não me recordo de a ver por cá nos tempos mais recentes...e, portanto, foi a expectativa que me levou à sala do Casino.

"Paddy B" parece que mora por cá - em Murça - há 7 anos (pelo menos é o que se lê no seu sítio-net, embora tenha ficado cheio de dúvidas após perceber que de português não saberá nada!....) e foi talvez por isso que o pudemos ver por cá. Com ele estiveram dois musicos de que gostei e 4 bailarinas de danças tradicionais que adicionaram muita garridice e alegria ao espectáculo.

Impossível, ao ouvi-los, não relembrar a força da música tradicional irlandesa, com grupos variados, suportados por uma indústria musical fortemente desenvolvida e com imensos mercados e reconhecimentos internacionais. Conhecem certamente ou já ouviram falar dos "Corrs", dos "Pogues" ou dos "Chieftains".



Mas evoco aqui uma outra banda, pela mão da qual me liguei afectivamente, pelos idos de 1976, a esta música de raíz celta e gaélica: os "Dubliners".

Será que há alguém que consiga resistir a esta festa?



FM

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Revolução Russa (2)


Muito interessante é a ligação revolução russa-cinema de ficção.

Duas obras-mestras soviéticas são "obrigatórias": os filmes de Serguei Eisenstein "O Couraçado Potemkin" (1925, sobre os acontecimentos da revolução de 1905) e "Outubro" (1927, nos 10 anos da Revolução de Outubro, mas só lançado em 1928 depois de todas as cenas que incluíam a personagem Trotsky terem sido cortadas).

Eisenstein é considerado um dos grandes criadores da técnica e montagem cinematográficas modernas, tendo contribuído para a afirmação da arte do cinema e de uma nova linguagem cinematográfica.





FM

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Revolução Russa (1)



Estamos com o tema e deixo o convite para umas pesquisas no material existente no Youtube.

Fica para já uma ligação ao documentário que estamos a utilizar, com o inglês para treinar...

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

O KGB

KGB ("КГБ"), sigla em russo para Komitet Gosudarstveno Bezopasnosti  ( Comité de Segurança do Estado) era o nome da agência de serviços secretos da antiga União Soviética, que existiu entre 13 de Março de 1954 e 6 de Novembro de 1991.

O domínio de actuação do KGB, durante a Guerra Fria, pode ser comparado, à junção da CIA com o FBI, nos EUA. Ou seja, segurança interna e segurança externa.

O KGB surgiu após a Segunda Guerra Mundial, no período da guerra fria, apesar de suas origens internas remontarem a 1917, quando Félix Djerjinsky fundou a "polícia política"  Tcheka.

Após a guerra-civil, através da Operação Confiança, o KGB (que na época tinha outra designação) enganou alguns líderes da extrema-direita, os "brancos", trazendo-os de volta para a URSS, matando-os.
O KGB (também com outra designação na época inicial de Estaline) conseguiu desmantelar vários grupos trotskistas, conseguindo em 1940 assassinar o próprio Trotsky no México.
Durante a guerra-fria, o KGB, defendeu medidas para desacreditar os inimigos da URSS.


Entre estas e inúmeras outras acções do KGB, destaca-se o facto de estes serviços secretos terem contribuído para o desenvolvimento científico e tecnológico da União Soviética através da espionagem dos considerados inimigos do regime, os países capitalistas (EUA, principalmente).




A saga de "James Bond -007" demonstra, ainda que de um modo um pouco fantasiado, como era vivida a guerra fria, numa época em que a espionagem e a contra-espionagem eram as principais armas utilizadas pelos paises em "guerra".


Fontes:
Wikipédia
http://www.originalprop.com/blog/2008/04/20/the-side-arms-of-james-bond-007-from-the-walther-ppk-to-the-p99/


Gonçalo

"A menina que calou o mundo em cinco minutos"

Encontrei este vídeo por mero acaso no youtube e penso que é importante verificar como estas palavras tão cheias de sensibilidade e respeito provêem de uma menina de apenas 13 anos. Vejam e reflitam como esta criança consegue impressionar congressistas denominados de "senhores do mundo".



Carolina

Parlamento dos Jovens - 100 anos de República!


Como os planos para a participação no "Parlamento dos Jovens" deste ano, estão já em marcha, deixo os links para a página da Assembleia da República - onde estão o Regimento e os manuais do "deputado" e do professor - e também o link que remete para a informação relativa ao "Parlamento" do ano lectivo anterior.



quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Keith Jarrett




Vi um programa sobre a carreira dele, no Mezzo (http://www.mezzo.tv/), ao jantar.
Lembro-me bem dele nos anos 70 e do seu conhecido "Concerto de Colónia", em 75.

É um improvisador fantástico, com um percurso musical enorme: tocou com alguns dos "monstros sagrados" do Jazz - Miles Davies, Jan Garbarek, Gary Burton, Charlie Haden, Dewey Redman e muitos mais - e continua vivo e actuante, muitas das vezes a solo, mas outras com outros músicos, nos mais variados festivais. Já esteve algumas vezes em Portugal.

Uma mão esquerda fabulosa e um fantástico swing.



quarta-feira, 7 de outubro de 2009

"Civilização" de Eça de Queiroz

"Agarrando" a sugestão do professor decidi fazer um post sobre um conto por nós, turma, analisado no ínico deste ano lectivo. O conto tem o nome de "Civilização", da obra "Contos", e é do autor Eça de Queiroz. Sei que à primeira impressão parece bastante extenso, eu própria o achei, e sei que por vezes, e para algumas pessoas, é um pouco aborrecido ler algo com um tamanho assim mas acreditem que vale a pena. Depois de bem analisado, com interesse, este conto pode tornar-se numa obra bastante rica e interessante, pelo menos assim a considero.



O autor começa por nos falar de Jacinto, um homem culto e inteligente, com uma vida repleta de "doçuras e facilidades", várias amizades felizes, possuidor de uma biblioteca "com mais de vinte e cinco mil volumes", dos "grandes aparelhos facilitadores do pensamento" como o telefone, a máquina de escrever, entre outros. Jacinto podia dar-se ao luxo de cometer excentricidades como ter tantas escovas que para nós é impensável: "Com uma escova chata, redonda e dura, acamava o cabelo, corredio e louro, no alto, ao lado das riscas; com uma escova estreita e recurva, à maneira do alfange de um persa, ondeava o cabelo sobre a orelha; com uma escova côncava, em forma de telha, apastava o cabelo, por trás sobre a nuca; com uma escova de longas cerdas, fixava o bigode; com uma escova leve e flácida acurvava as sobrancelhas; com uma escova feita de penugem regularizava as pestanas. E deste modo Jacinto ficava, diante do espelho, passandopêlos sobre o seu pêlo, durante 14 minutos."


Mesmo assim, mesmo sendo "de todos os homens, o homem mais complexamente civilizado", Jacinto "bocejava, com um bocejo cavo e lento". Os seus amigos questionavam-se: "Que faltava a este excelente homem?". Jacinto decide assim regressar ás origens, buscar a felicidade na simplicidade. E de facto consegue: "É no máximo da civilização que o homem experimenta o máximo de tédio. A sapiência, portanto, está em recuar até esse honesto mínimo de civilização, que consiste em ter um tecto de colmo, uma leira de terra e grão para nela semear". Passados uns anos nessa humilde condição, Jacinto "não faz a barba, no caminho silvestre pára e fala com crianças e todos os casais da serra o bendizem".




Caricatura de Eça de Queiroz


Por fim, sinto-me na obrigação de destacar um frase muito importante deste conto: "Através das ruas eu ia pensando que outros homens, com uma certeza mais pura do que é a Vida e a Felicidade, dariam como eu com o pé no lixo da supercivilização, e, como eu, ririam alegremente da grande ilusão que findara, inútil e coberta de ferrugem".

Além de descrever e ajudar-nos a compreender a estrutura e mentalidade da sociedade portuguesa de fins de oitocentos e inícios do século XX, este conto acaba por se revelar numa bela lição ou ensinamento acerca da vida e da verdadeira felicidade. Por esta razão, aconselho-vos vivamente que leiam este conto. Espero ter-vos despertado a curiosidade. Podem ler o conto online visto que diversos sites o disponibilizam.

Carolina

terça-feira, 6 de outubro de 2009

AVISO! CONTAS DE E-MAIL EM RISCO!


"Passwords de mais de 10 mil contas de terão sido roubadas e publicadas online numa manobra que se pensa possa estar associada a um esquema de phishing – estratagemas para levar os internautas a revelarem dados pessoais, como números de contas bancárias."

"A Microsoft, empresa responsável pel
o serviço de correio electrónico, já confirmou o problema, recomendando a todos os utilizadores do Hotmail que alterem as suas passwords e perguntas de seguranças, acções que devem reforçar a pelo menos cada 90 dias."

Para além das 1
0.000 contas do hotmail que fora publicadas online, outras 20.000 passwords, de outros serviços incluindo, gmail e yahoo, foram igualmente disponibilizadas online.

"Todos os utilizadores de uma conta de um dos serviços de e-mail afectados deverão, por precaução, trocar as suas passwords, devendo, a partir de agora, mudar regularmente a sua palavra de acesso e evitar usar a mesma para todas as contas de e-mail que possuam."

Fontes:
http://tecnologia.pt.msn.com/noticias/article.aspx?cp-documentid=150075989
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1403897


Gonçalo

Nicolau II - o último czar da Rússia



Nicolau II foi o último monarca russo da dinastia Romanov.

Praticava uma política absolutista e por vezes cruel, o que leva muitos historiadores a considerá-lo um monarca a quem faltava sentido político.

O povo Russo encontrava-se bastante descontente devido à Grande Guerra Mundial e á desigualdades sociais. A classe operária estava fortemente influenciada pelas ideias comunistas e faziam inúmeras greves incontroláveis.

Em Fevereiro de 1917 dá-se a Revolução Russa e a 3 de Março, desse mesmo ano, o Rei Nicolau II abdica do trono. Em 1918, juntamente com a mulher Alexandra e os filhos, foi assassinado pelos Bolcheviques.

Durante muitos anos circularam lendas que evocavam a sobrevivência de alguns membros da família real. Só na década de 90 é que os cientistas, através de análises ao ADN, provaram que ninguém tinha sobrevivido.

Em 2000, depois de muitos debates, a família Romanov foi canonizada, pela instituição Ortodoxa dentro da Rússia, como “Portadores da Paixão” , ou seja, pessoas que enfrentaram a morte com humildade Cristã.


Fonte:
Diciopédia
http://romanov.blogs.sapo.pt/5108.html
Marta Lopes

The american way of life

No seguimento da matéria leccionada nas últimas aulas, decidi fazer este post sobre um tema que me agradou particularmente.


Por volta de 1923, os Estados Unidos começaram a experienciar um período de grande prosperidade e desenvolvimento, também conhecido como os loucos anos 20, ou os anos felizes, suportado pela grande expansão do capitalismo, pelo enorme aumento da produção industrial (mais de metade, chegando a 64 %), pelo alargamento dos mercados aliados aos elementos de crédito necessários e á publicidade, pelo consumo e produção de massa, grande poder de compra, os novos métodos de racionalização do trabalho, entre outros.


Com todos esta expansão económica foi possível promover a investigação de modo a criar novas invenções que pudessem melhorar a qualidade de vida dos americanos. Assim, com o recurso ao crédito sustentado pela expansão do capitalismo, os americanos compravam tudo o que considerassem que lhes era essencial para manter um nível de vida mais elevado. Dizia-se também na altura que "consumir era um acto de patriotismo pois ajudava os EUA a crescer ainda mais".




Surgiram assim inúmeras inovações a vários níveis como por exemplo: o automóvel, dando um maior destaque ao modelo Ford T ; vários electrodomésticos como o fogão e o aspirador ; o cinema, e a importância de Hollywood, destacando figuras como Charlie Chaplin e Rodolfo Valentino ; a música, essencialmente o jazz; a moda e grandes estilistas.




Criava-se assim uma ligação mútua entre estes aspectos sociais e culturais da vida urbana e o progresso económico financeiro, em que a prosperidade e crescimento de um implicava consequentemente a promoção do outro.


É importante também destacar a figura da mulher que nesta época lutava por uma posição na sociedade, bem como por mais liberdade, ficando este período conhecido pelo da emancipação da mulher.


Este vídeo retrata bem essa posição da mulher bem como o estilo de vida desta época, acompanhado de uma bela música de jazz :


Fontes utilizadas na pesquisa: http://www.colband.com.br/ativ/nete/cida/linh/temp/crise29.htm
http://histoblogsu.blogspot.com/2009/07/america-nos-anos-20-e-30.html
http://www.youtube.com/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Flashdance
Manual de História Cadernos de História B4, páginas 18 e 19, Porto Editora


Carolina

Debate das Autárquicas no Casino

Amanhã, dia 6 de Outubro, a partir das 22h00, irá realizar-se no Casino Figueira um debate com os 7 candidatos à presidência da Câmara da Figueira da Foz.

Gonçalo

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

5 de Outubro de 2009 - 99º aniversário da República

Comemorou-se hoje o 99º aniversário da Implantação da República.

Para lembrar este dia, em vez de escrever, deixo aqui um vídeo.
Este vídeo, mostra imagens do dia 5 de Outubro de 1910 e explica, de um modo muito breve, o que foi esse dia. (vídeo da RTP).



Gonçalo

domingo, 4 de outubro de 2009

Dia Mundial dos Animais

Ainda só vamos no dia 4 de Outubro e já houve muitos motivos de comemoração nestes dias que passaram deste mês. Hoje, além da Arquitectura, comemora-se o dia Mundial dos Animais. Foi escolhido este dia como o dia dos Animais pelo facto de ser também o dia de São Francisco de Assis, um frade católico muito ligado á natureza e portanto defensor dos animais. Esta comemoração é necessária pois, como todos sabemos, muitos animais são abandonados ou maltratados. Devido a isto, penso ser necessário alertar as pessoas para este problema e ensiná-las a respeitar todos os animais. Felizmente, existem associações protectoras destes seres como a Liga Portuguesa dos Direitos do Animal, portuguesa, e também a APASFA- Associação Protectora dos Animais São Francisco de Assis, brasileira.


"Deus quer que ajudemos aos animais, se necessitam de ajuda. Toda criatura em desgraça tem o mesmo direito a ser protegida."


São Francisco de Assis


Fontes utilizadas:


http://www.angelfire.com/ar2/jcarthur/sfco.htm
http://www.morcegolivre.vet.br/dia_mundial_animais.html
http://www.lpda.pt/index2.htm
http://www.apasfa.org/right.shtml
http://pt.wikipedia.org/wiki/Francisco_de_Assis
http://www.google.com/ (imagem )


Carolina


sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Ardi, a nova antepassada humana


Foi descoberto, na Etiópia, nesta quinta-feira, um esqueleto humano de 4,4 milhões de anos atrás que mostra que os humanos não evoluíram de ancestrais semelhantes aos chimpanzés.

A investigação revela que ao contrário do que se pensava, não há um antepassado comum para as duas espécies, mas sim dois. Assim, os humanos descendem de uma espécie e os grandes símios provêm de outra.

Esta investigação põe em causa o decorrer da evolução humana e está a provocar um debate internacional.

O esqueleto foi apelidado de "Ardi" e deve ser agora o hominídeo mais antigo que se conhece, tendo 1,2 metros de altura e 50 quilos.

Tinha uma cabeça semelhante a de macaco e dedos dos pés oponíveis, permitindo-lhe subir facilmente a árvores, porém, as mãos, os pulsos e a pélvis mostram que caminhava como um humano moderno e não como um chimpanzé ou um gorila.


Fontes:
http://noticias.br.msn.com/mundo/artigo.aspx?cp-documentid=22017588
http://www.tvi24.iol.pt/



Marta

Dia nacional da Água- 1 de Outubro

Já vai um pouco atrasado o post mas o que conta é a intenção. Pelos vistos ontem foi um dia em grande, cheio de eventos importantes para celebrar. Além da Música e do Idoso, a Água também merece o nosso especial interesse. Esta comemoração tem como objectivo o de sensibilizar e consciencializar a população portuguesa de que é necessário poupar este recurso a que temos acesso. Contudo, se continuarmos a desperdiça-lo e poluí-lo poderemos, num futuro mais ou menos próximo, vir a enfrentar diversos problemas. Como já sabemos, a água é indispensável á sobrevivência humana portanto pensem bem na forma como a utilizam !



www.google.com (imagem)


Carolina

Tratado de Saint-German-en-Laye

O tratado de Sain-German-en-Laye foi um acordo de paz celebrado a 10 de Setembro de 1919, entre os Aliados e a Áustria.
De entre os 381 artigos deste tratado, destacam-se as cláusulas mais relevantes como:

- o dever da Áustria de reconhecer a soberania da Hungria, a cedência de territórios ao reino dos Sérvios, Croatas, Eslovenos, à Checoslováquia, à Polónia, à Roménia e Itália, bem como a aceitação de regulamentos que obrigavam este país a respeitar as minorias étnicas dentro das fronteiras austríacas

- a permissão de um exército voluntário de 30 mil homens enquanto que a marinha austro-húngara seria distribuída pelos Aliados

- o estabelecimento de compensações económicas pelos prejuízos causados pela guerra, embora estas nunca tenham sido pagas

- e, por fim, a proibição de qualquer acto comprometedor da independência austríaca, de modo a precaver uma aliança com a Alemanha; contudo, mais tarde, a 2ª Guerra Mundial quebrou este tratado com a anexação da Áustria por Adolf Hitler em 1938


Este tratado estabelecia também que a Áustria seria admitida na Liga das Nações, uma organização cujo papel era o de assegurar a paz mundialmente, depois de um período de observação. O território austríaco, devido a este tratado, foi reduzido de cerca de 297.8 mil quilómetros quadrados para apenas 83 mil; também a população diminuiu de 30 milhões para 6 milhões.




Esta imagem representa as diferentes províncias que se formaram após o estabelecimento deste tratado. A linha mais cheia rodeia a Áustria-Hungria "antiga" e dentro dela estão os novos territórios.

Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tratado_de_Saint-Germain-en-Laye

http://www.infopedia.pt/$tratado-de-saint-germain

www.google.com (imagem)

Carolina

Ainda a música!


Prometi o tema "Liberdade" do Sérgio Godinho, mas não o estou a encontrar no youtube, como esperava.

Bom, vai outro tema, também um dos seus mais emblemáticos e neste caso com a particularidade importante de vos apresentar outra grande figura da nossa música mais interventiva - o José Mário Branco.

Felizmente os dois estão ainda (bem) vivos e actuantes... só que um "pouco" mais velhinhos do que neste vídeo que, como se vê, já tem uns bons aninhos...






Então e não é que os "meninos" - só que desta vez reforçados com outro grande nome da nossa música, Fausto Bordalo Dias - vão de novo repetir a graça!!

Espreitem!
http://www.coliseudoporto.pt/net/desenvEvento.aspx?c=481&a=1818
FM

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Dia Mundial da Música - Amália



Hoje é o dia mundial da música! Para comemorar este dia eu escolhi Amália, porque foi uma das maiores vozes do fado em Portugal.



Amália da Piedade Rodrigues nasceu na Rua Martim Vaz, na freguesia da Pena, próximo da Mouraria, em Lisboa. Amália morreu no dia 6 de Outubro 1999, com 79 anos.
Quero destacar em particular uma frase que Amalía disse: "Desde que existe a morte, imediatamente a vida é absurda. Sempre pensei assim."
Para poderem conhecer melhor a sua biografia eu deixovos aqui um site:
Daniela Mendes

Dia Mundial da Música - Yehudi Menuhin (1916-1999)

No seguimento das comemorações do Dia Mundial da Música deixo aqui um excerto de uma música de Yehudi Menuhin, um grande violinista e músico que esteve por detrás da iniciativa de implementar a comemoração deste dia, sendo na altura presidente do Conselho Internacional da Música.

http://agenda.universia.pt/outras/2009/09/30/concertos-gratuitos-assinalam-dia-mundial-da-musica

http://www.youtube.com/watch?v=Dagrn_9V4jE&feature=related

Carolina

Dia mundial da música

Hoje é o dia mundial da música e como tal aproveitamos para partilhar os nossos gostos musicais. espero que apreciem.


Francisco

Dia Mundial da Música - Mariza


Para comemorar este Dia Mundial da Música escolhi a Mariza, uma das melhores vozes portuguesas.

Ó seu nome é reconhecido a nível internacional e a sua voz dá a conhecer o fado, um género musical só cantado em português.
Se quiserem ficar a saber um pouco mais sobre a biografia e a discografia desta espectacular fadista deixo-vos aqui o seu site oficial:

Marta Lopes

Dia Internacional do Idoso


Fica como curiosidade o facto de hoje, além de ser o Dia Mundial da Música, é também o Dia Internacional do Idoso. A 14 de Dezembro de 1990, a Assembleia Geral da ONU instituiu a comemoração deste dia e desde então comemoramos esta data. Dar relevo a este dia é bastante importante, não podemos deixá-lo “ passar em branco “. A necessidade de implementar esta comemoração está relacionada com o facto de, hoje em dia, muitos idosos sofrerem de maus tratos, não só violência física mas também verbal, que por vezes os magoa bem mais do que a física. Penso ser fundamental dar o devido valor a estas pessoas que têm tanto para nos ensinar. Devemos respeitá-las tal como gostaríamos que nos respeitassem a nós, pois um dia também nós vamos pertencer a esta classe.

http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=92667

http://www.google.com/ (imagem)

Carolina

Dia Mundial da Música - Michael Jackson (1958-2009)


Para comemorar o Dia Mundial da Música, deixo aqui uma música de um dos melhores artistas do século XX que, apesar das controvérsias da sua vida, foi sem dúvida um grande "entertainer" - Michael Jackson.

Esta música está, de certo modo, relacionada com a época da matéria que estamos a dar nas aulas, pois foi escrita por Charlie Chaplin (1936).

Smile é uma música que reúne dois grandes artistas do século XX: Charlie Chaplin e Michael Jackson.

Música:




Letra:

Smile,

Though your heart is aching
Smile,
Even though it’s breaking
When there are clouds in the sky
You’ll get by

If you smile
With your fear and sorrow
Smile and maybe tomorrow
You’ll find that life is still worthwhile
If you just

Light up your face with gladness
Hide every trace of sadness
Although a tear maybe ever so near
That’s the time you must keep on trying
Smile,
What’s the use of crying
You’ll find that life is still worthwhile
If you just

Smile,
Though your heart is aching
Smile,
Even though it’s breakin’
When there are clouds in the sky
You’ll get by

If you smile
Through your fear and sorrow
Smile and maybe tomorrow
You’ll find that life is still worthwhile
If you just smile

That’s the time
You must keep on trying
Smile,
What’s the use of crying
You’ll find that life is still worthwhile
If you just smile

Gonçalo Faria

Dia Mundial da Música - Monteverdi (1567-1643)


Dia mundial daquela arte especial que (especialmente) é capaz - como, se calhar nenhuma outra - de nos deslumbrar, perturbar, agitar, sensibilizar, tocar, contentar, descontentar, apaixonar...

O prometido é devido: aí vai a minha proposta! Um compositor que prezo ao mais alto grau, que me mexe nos afectos, que me faz companhia quando preciso dele, que ao mais alto nível me explica o que é a beleza e a atmosfera do sublime - Cláudio Monteverdi!

Deixo-vos um dos seus madrigais, numa versão muito feminina - do grupo L'arpeggiata de Christina Pluhar - e com uma interpretação muito sensível de um dos mais conhecidos contratenores da actualidade - Philipe Jaroussky!

Ora digam lá que não é sublime!
FM