quarta-feira, 29 de abril de 2009

Blogue...para que te quero (3)




O professor que "incomoda" a ministra. Foi desta forma que o Expresso de 10 de Abril passado titulava um trabalho sobre o autor de um blogue com cerca de 4 milhões (!) de visualizações em 2008: o professor Paulo Guinote e o seu "Educação do meu umbigo".

É a minha ajuda 3! Ora façam o favor de espreitar! http://educar.wordpress.com/
FM

Abraham-Louis Breguet (1747-1823)







Uma vez que os estudos sobre a concentração industrial no século XIX nos levaram a exemplos ligados à relojoaria - uma das indústrias que, a partir de 1850, mais intensamente viveu os processos de racionalização do trabalho e da produção, e da estandardização e construção de mecanismos com peças intermutáveis - e à referência a algumas das marcas inseridas no Grupo Swatch, onde pontifica a Breguet, julgo ser útil deixar algo sobre aquele que muitos consideram ser o maior relojoeiro de todos os tempos - o suíço (Neuchâtel) Abraham-Louis Breguet (1747-1823).

Em França e Inglaterra reuniu os conhecimentos disponíveis da relojoaria do seu tempo. A partir de 1775 criou a sua própria manufactura e nela produziu algumas das maiores invenções relojoeiras de sempre: escapamentos com cortes para compensação térmica; o uso de rubis cilíndricos; um mecanismo de corda automático, "perpetuelle"; a "chave Breguet" (chave que protegia o mecanismo quando se dava corda) e, a maior entre todas, o "turbilhão" (mecanismo para evitar as distorções provocadas pela gravidade http://vistodedentro.blogspot.com/2008/01/ainda-os-relgios-mecnicos-o-turbilho.html).

Fica o convite para algumas pesquisas... e imagens de dois dos exemplos mais famosos da sua produção: o primeiro, o do turbilhão, montado num relógio "Arnold"; o segundo, o do célebre "Maria Antonieta" que depois de roubado regressou ao Museu onde repousa(http://www.relogioserelogios.com.br/noticias_site.asp?idNoticia=329&idEntidade=21)!

Tomei conhecimento,entretanto, da exposição que em Paris, no Museu do Louvre, vai mostrar até Setembro vários dos relógios de produção Breguet. Junto um filme de promoção da mesma que apanhei no youtube.



FM

terça-feira, 28 de abril de 2009

O Papalagui


O PAPALAGUI (Ed. Ilustrada)
Tuiavii de Tiávea


Tradução: Luiza Neto Jorge
80 páginas - € 13
Ano da Edição: 1982

Este livro não pode ser visto isoladamente. Insere-se numa tradição literária secular e numa mitologia de vigor excepcional: o sonho do paraíso terrestre. Este sonho fixa-se no séc. XVII nos mares do Sul que começam então a ser explorados sistematicamente. Tudo ali se procura, naquelas regiões longínquas do Pacífico: um clima feliz, uma natureza generosa onde sobrevive o «bom selvagem» de Rousseau, inocente e nu, libertado das pressões do dia-a-dia e sem necessidade de trabalhar.
O Papalagui é sem dúvida o maior êxito de vendas na Antígona, tendo já ultrapassado 100 000 exemplares. De leitura obrigatória nas escolas secundárias, supera todavia a recomendação oficial que do livro foi feita, podendo considerar-se um texto a seguir no séc. XXI. A sua mensagem coloca o ser humano perante um indisfarçável desejo de viver.
(http://www.antigona.pt/html/apresenta.html)

Agora que abordámos os desenvolvimentos do Capitalismo Financeiro no último quartel do século XIX e nele vimos despontar a força da especulação bolsista, apetece mesmo relembrar a força deste livro.

Tuiavii retrata o Homem ocidental que, na sua opinião, nada tem de bom e de feliz. Imaginemos que, de repente, surge uma grande tempestade e arranca a floresta virgem e as montanhas, com todas as suas folhas e árvores e leva à sua frente todas as conchas e os animais da lagoa. Imaginemos que não há mais flores de ibisco para as donzelas enfeita­rem os cabelos, que só nos resta a areia - é assim que Tuia­vii vê a civilização ocidental, fria e sem tempo para o que é essencial.
Esta obra descreve como o Homem europeu vive obcecado pelos bens materiais, mas é pobre em sentimentos e emo­ções. É um ser meio perdido, que preza a vida fictícia do ci­nema e dos jornais (e hoje da televisão), que confunde a luz com a sua imagem, que não pára de pensar e fá-lo de forma pré-formatada.

http://sol.sapo.pt/blogs/pessoalissimo/archive/2007/06/28/O-Papalagui.aspx

E sobre aquilo que referia no início:

A verdadeira divindade do homem branco é o metal redondo e o papel forte a que ele chama dinheiro. Quando se fala a um europeu do Deus do amor, ele faz uma careta e sorri. Sorri de tão ingénua maneira de pensar. (...) Muitos Brancos há que amontoam o dinheiro que para eles outros ganharam, o depositam num sítio bem guardado e para aí vão acarretando sempre mais, até que um dia já não precisam de mandar os outros trabalhar para eles, trabalhando o dinheiro no seu lugar. Nunca consegui perceber como é que isso era possível, sem haver magia negra; e no entanto tudo se passa assim: o dinheiro multiplica-se como as folhas de uma árvore e o homem até quando dorme vai enriquecendo. (p. 22 e 24, 12ª ed., 1990)

FM

sábado, 25 de abril de 2009

25 de Abril - 35 anos









FM

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor




No dia em que o mundo celebra a existência de uma das suas alavancas civilizacionais - de há 5 mil e tal anos para cá, pelo menos - a celebração cá pelo blogue com "o livro", um só, escolha pessoal no lote dos mais recentemente publicados.

Daniel Pennac é um autor muito especial. Conheço dele alguns livros encantatórios dos quais destaco o primeiro que li, da "Saga Malaussènne", ainda muito presente e que depois ofereci a alguns amigos (as): "A Paixão segundo Thérèse". Na Biblioteca da Escola temos o seu famoso "Como um Romance", sobre o acto da escrita e da leitura, que tem sido destacado amiúde.


Neste que anda cá por casa, já lido, mas não ainda por mim, é, ao que consta, o percurso pessoal do autor a contar, com os rostos diversos da escola que viveu a valer, mas a valer mesmo!, num jogo de partilha plena com o leitor.



Em Mágoas da Escola, Daniel Pennac aborda os problemas da escola e da educação desde um ponto de vista insólito - o ponto de vista do mau aluno. Pennac, que foi ele próprio um péssimo estudante, analisa a figura do cábula outorgando-lhe a nobreza que merece e restituindo-lhe a carga de angústia e dor que inevitavelmente o acompanha.Misturando recordações autobiográficas e reflexões acerca da pedagogia e das disfunções da instituição escolar, sobre a dor de ser um mau estudante e a sede de aprendizagem, sobre o sentimento de exclusão e o amor ao ensino, Daniel Pennac oferece-nos, com humor e ternura, uma brilhante e saborosa lição de inteligência.Mágoas da Escola é um livro único e irrepetível, que todos os pais e todos os professores não podem deixar de ler - e dar a ler.
http://www.wook.pt/ficha/magoas-da-escola/a/id/219874


Sobre o dia e porque o tempo já escasseia, socorro-me de um excerto de um texto que retiro de http://bibvirtual.blogs.sapo.pt/51867.html e que subscrevo inteiramente:


Comemora-se desde 1996 e por decisão da UNESCO.
A esta data está também ligado um costume Catalão de os homens oferecerem rosas às mulheres e receberem em troca livros.
Shakespeare e Cervantes, faleceram a 23 de Abril de 1616.Dizem as estatísticas que os inquiridos que afirmam ler livros eram em 1983 de 41,7%. O número subiu em 1995 para 53,9%. Mas infelizmente em 2000 os que se afirmam leitores já são menos de metade dos portugueses (44,3%).
Ou as estatísticas mudaram de método ou o esforço que andamos a fazer para promover a leitura não anda a resultar.
E dessa população que diz ler, só pouco mais de metade (58%) estava a ler no momento em que foi inquirida.
Em números redondos só cerca de um em cada cinco portugueses é que anda a ler.
Esta é a pura e dura realidade.


Como mudar? Quem tem falhado? Que faz a escola? Que margem para a escola? Como se desenha a cultura de um povo? Porque persiste ainda tanto atraso cultural 35 anos depois do 25 de Abril de todas as esperanças? E...


FM

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Dia Internacional da Terra

Hoje, dia 22 de Abril, comemora-se o Dia Internacional da Terra com o objectivo de alertar e consciencializar todos os cidadãos de todos os países para os problemas que o nosso planeta "enfrenta" em termos ambientais como o aquecimento global, conservação da biodiversidade, entre outros.



Esta dia foi instituído em 1970, pelo Senador Gaylord Nelson, um activista ambiental. Este homem, a 22 de Abril deste ano, organizou uma manifestação em que participaram inúmeras escolas e comunidades com o propósito de criar uma agenda ambiental.

Com toda a pressão que esta manifestação causou no governo, foi criada a Agência de Protecção Ambiental e estabelecidas algumas leis.

Neste dia todos os cidadãos devem participar em actividades que promovam o bem estar ambiental do nosso planeta, tanto a nível global como local.



Deixo aqui esta citação de Gaylord Nelson (que como o nosso professor diria, está uma delícia) :

"A Terra é nossa casa e a casa de todos os seres vivos. A Terra mesma está viva. Somos partes de um universo em evolução. Somos membros de uma comunidade de vida independente com uma magnífica diversidade de formas de vida e culturas. Sentimo-nos humildes perante a beleza da Terra e compartilhamos uma reverência pela vida e as fontes do nosso ser..."





Este vídeo deixa uma mensagem de esperança para que os cidadãos estejam alerta para as questões ambientais. No início do vídeo é também possível observar algumasi imagens relativas à manifestação de 22 de Abril de 1970.


Fontes:
http://www.google.com/ (imagens)
http://www.radioportalegre.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=1647&Itemid=54
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_da_Terra
http://www.youtube.com/


Carolina
Desemprego dispara para 11%!!!

O Fundo Monetário Internacional está a antecipar uma escalada da taxa de desemprego em Portugal durante este ano e o próximo, com a barreira dos 10 por cento a ser ultrapassada.

Nas previsões de Primavera hoje publicadas, o Fundo diz que este indicador, em Portugal, passará de 7,8 por cento em 2008 para 9,6 por cento este ano, continuando a subir no próximo ano, momento em que poderá atingir os 11 por cento da população activa. A confirmarem-se estes números, seria batido o máximo da taxa de desemprego em Portugal das últimas três décadas.

A subida do desemprego prevista acontece num cenário em que o FMI acredita que a economia portuguesa registará, em 2009 e 2010, dois anos de variação negativa do PIB. O recuo previsto é de 4,1 por cento este ano e de 0,5 por cento no próximo, em linha com a média europeia.

A subida de desemprego está longe de ser um exclusivo português. Para o total da Zona Euro, o Fundo está a prever uma taxa de 10,1 por cento em 2009 e de 11,5 por cento em 2010.


Manel

terça-feira, 21 de abril de 2009

Grande Biblioteca Digital




Transcrevo um artigo do Diário de Notícias de hoje para o qual chamo já a vossa atenção! Promete!



E falta ainda o projecto europeu análogo!


Novo 'site' reúne bibliotecas e arquivos mundiais
por LUÍS FILIPE RODRIGUES


World Digital Library será apresentada hoje de manhã na sede da UNESCO, em Paris, durante uma conferência de imprensa.
A partir de hoje, o acervo de diversas bibliotecas e arquivos mundiais estará reunido num só site. A plataforma, de nome World Digital Library (Biblioteca Digital Mundial), será apresentada pelas 11.00 na sede da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), em Paris. Depois, no endereço www.worlddigitallibrary.org poderão ser consultados, gratuitamente, livros e manuscritos, mas também mapas, gravuras, fotografias e pinturas, bem como partituras ou filmes.
O português é uma das sete línguas em que o site estará disponível, juntamente com o inglês, o francês, o espanhol, o chinês e o russo. Não obstante, as bibliotecas e arquivos nacionais decidiram ficar de fora desta iniciativa. Todos os materiais em língua portuguesa disponíveis na nova plataforma digital foram por isso doados por instituições do Brasil.
Apesar do projecto ter a chancela da UNESCO, a ideia partiu de James Billington, director da Biblioteca do Congresso dos EUA, que em 2005 o apresentou aos responsáveis por aquela organização da ONU. O objectivo é não só facilitar o acesso a um vasto leque de objectos e materiais, mas também promover valores como a diversidade linguística e cultural, unindo os vários povos e, simultaneamente, reduzindo o "fosso digital" entre os países desenvolvidos e o Terceiro Mundo.
De acordo um comunicado da UNESCO, o projecto visa ainda aumentar a qualidade e a variedade da oferta cultural na Internet, através da divulgação de materiais que poderão ser utilizados por "professores e académicos, mas também pelo grande público". Para atingir estes objectivos, e desenvolver a nova plataforma, a Biblioteca do Congresso (EUA), colaborou com 32 outras instituições internacionais, incluindo a Biblioteca de Alexandria.
Entre os artigos que a partir de hoje poderão ser encontrados online encontra-se o Codex Giga, cedido pela Biblioteca Nacional da Suécia e considerado o maior manuscrito medieval. A Biblioteca Nacional do Brasil, por outro lado, cedeu algumas das mais antigas fotografias da América Latina, bem como mapas e obras cartográficas da época dos Descobrimentos.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

World Press Cartoon - Sintra 2009




Em 2008:
O cartonista alemão Rainer Ehrt foi o grande vencedor da quarta edição do World Press Cartoon. O desenho intitulado “Tower of Brussels”, que também recebeu o primeiro prémio na categoria de Cartoon Editorial, representa uma torre de Babel com políticos da União Europeia.

Em 2009:

O júri da 5ª edição dos prémios World Press Cartoon reuniu em Sintra nos dias 9, 10 e 11 de Fevereiro. As obras premiadas vêm este ano do Brasil, Espanha, Holanda, Hungria, Luxemburgo, México, Portugal e Sérvia. Os vencedores dos 9 prémios nas três categorias a concurso e o Grand Prix serão revelados no próximo dia 17 de Abril, em cerimónia que terá lugar no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra.(www.cmsintra.pt/images/Bank/1204_63373510938...)


Transcrevo a notícia da Agência Lusa sobre o vencedor da edição 2009 deste prestigiado prémio internacional (in: http://aeiou.expresso.pt/imprensa-mexicano-rogelio-naranjo-vence-world-press-cartoon-2009-andre-carrilho-premiado-em-caricatura=f509565).


Podem ver também o site da organização: http://www.worldpresscartoon.com/

Lisboa, 17 Abr (Lusa) - O artista mexicano Rogelio Naranjo venceu o grande prémio do World Press Cartoon (WPC) 2009, numa edição que distinguiu ainda André Carrilho na área da caricatura, foi hoje anunciado em Sintra.

Publicado em Setembro de 2008 no jornal El Universal, o cartoon "In the same ship" valeu ao veterano cartoonista mexicano, de 72 anos, o grande prémio da quinta edição do World Press Cartoon, no valor de 20 mil euros.

O cartoon apresenta o primeiro presidente dos Estados Unidos, George Washington, tal como aparece nas notas de dólar, a afundar-se num barco juntamente com um esqueleto, que representa a morte.


FM

Blogue... para que te quero (2)

Que tal o Toni e a Sabine?

Nada? Não há comentários?

Creio perceber: estão à espera de mais ajudas (claro!)!

Vamos nessa: Jorge Vassalo e Carlos Carneiro! Espreitem!

http://ateondevaiscom1000euros.blogspot.com/




FM

sábado, 18 de abril de 2009

Ford T, um automóvel para todos

A 1 de Outubro de 1908, Henry Ford apresentou o seu modelo Ford T, um carro simples, fácil de conduzir, suficientemente potente e principalmente barato.
Por apenas 825 dólares, qualquer pessoa poderia comprar este automóvel.


Ao ínicio os americanos viam este novo modelo com desconfiança, mas logo no primeiro ano venderam-se mais de 10 mil modelos.


A cada minuto era feito um novo carro pois Henry Ford introduziu na sua fábrica algumas inovações que permitiam com que o carro se movimentasse em frente ao operário para que cada um executasse a sua tarefa.


Em 1912, pela primeira vez, o preço de um carro era mais baixo que o salário anual médio americano !


Henry Ford e o seu filho no modelo T



A partir de 1913, a produção deste carro sofre um notável aumento pois Ford implanta a linha de montagem e a produção em série, revolucionando a indústria automobilística. O modelo T era o primeiro automóvel de grande comercialização.


Henry Ford continuou a baixar o preço do seu automóvel nos anos seguintes e mesmo assim conseguiu aumentar a sua margem de lucro de 3 milhões em 1909 para 25 milhões em 1914.


Por volta de 1925, a General Motors começava a produzir automóveis mais baratos e bastante melhores que o Modelo T. Ford recusava-se a actualizar o seu modelo e as vendas foram baixando até que, em 1927, anunciou o fim da produção do modelo T.



" Este novo modelo tinha como traço essencial a simplicidade. No meu entender, as peças podiam ser fabricadas de tal maneira que custasse menos comprá-las novas do que consertar as antigas. Em consequência, em 1908 anunciei inesperadamente que de futuro apenas construiríamos um único modelo e que seria o modelo T."

Henry Ford, A Minha Vida e a Minha Obra


Curiosidades:
  • No Brasil foi chamado de "Ford de bigode" pois este carro apresentava duas alavancas opostas que formavam um bigode.



  • Esta imagem demonstra um modelo Ford T ainda em actividade já no século XXI.
  • Durante a primeira Guerra Mundial este automóvel foi até utilizado como ambulância, embora não tenha correspondido da melhor forma.
  • Em 2003, quando se comemorou o centenário deste carro, a Ford restaurou seis unidades do modelo T.

Este vídeo mostra todo o processo de produção do modelo Ford T.


Fontes:


http://www.youtube.com/watch?v=S4KrIMZpwCY
http://pt.wikipedia.org/wiki/Henry_Ford
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ford_T
http://www.centroatl.pt/edigest/edicoes/ed30cap1.html#2
http://www.carroantigo.com/portugues/conteudo/curiosidades_outros.htm
http://www.google.com/ (imagens)
Manual Cadernos de História B3 (página 23, documento 21) de Pedro Almiro Neves, Ana Lídia Pinto e Maria Manuela Carvalho


Carolina

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Crise Académica de 1969


Há precisamente 40 anos eclodia, na Universidade de Coimbra, a maior crise académica de que Portugal tem memória, foi a crise académica de 1969 que, seguindo os ideais de 68, provocou, entre outras coisas, a demissão do então Ministro da Educação, a mudança de reitor na universidade e o progressivo chamamento de estudantes para a guerra colonial.

Tudo aconteceu a 17 de Abril de 1969, aquando da visita do então Presidente da República, Almirante Américo Thomaz, ao novo edifício do departamento de Matemática da Universidade de Coimbra. O então presidente da Associação Académica de Coimbra, actual líder parlamentar socialista, Alberto Martins, pediu a palavra para intervir, em nome dos estudantes, durante a cerimónia. Um pedido que foi recusado e Alberto Martins foi detido pela PIDE/DGS nessa noite. Acendia-se, então, o rastilho de um dos maiores momentos de reivindicações estudantis português.

O que os estudantes reivindicavam, entre muitos assuntos relacionados com a estruturação do ensino superior, era a ida dos jovens para a Guerra do Ultramar.
Em consequência da revolta do 17 de Abril de 1969, seguiram-se seis meses de manifestações e boicotes.

Concentração de estudantes. Ao fundo vêem-se cartazes em branco, o objectivo era criticar o regime.








fontes:
www.rtp.pt
http://jpn.icicom.up.pt/2009/04/17/crise_academica_de_1969_lembrada_em_coimbra.html

Gonçalo

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Blogue... para que te quero (1)

Tal como vos prometi aqui vai um primeiro "post" de reflexão em torno desta "coisa" a que nos vamos dedicando...

Afinal o que são e para que servem os "weblogs"? O que é e para que vai servindo o "OficinadaHistóriaD" que vamos fazendo?

Aguardo respostas e opiniões vossas: alunos (cúmplices) da turma e de todos os que nos forem visitando!

Por mim, para começar, recorro a dois supergenerosos: o Toni e a Sabine!

Surpreendem-se? Não sabem quem são? Fácil! Espreitem!



http://www.tonisabine.blogspot.com/

FM

O fabrico do aço

Uma achega rápida na sequência do óptimo e oportuno "post" da Carolina sobre o conversor Bessemer.

Numa rápida busca não consegui nenhuma das animações que pretendia. Por falta de mais tempo sugiro, no entanto, uma olhadela a um filme sobre o fabrico actual do aço numa moderna siderurgia norte-americana. Vai em inglês mas dá para apanhar o essencial - as imagens e as sucessivas fases de fabrico. Claro que o processo Bessemer já vai longe, mas a comparação também ajudará...

FM


Titanic

Faz hoje, dia 15 de Abril, 97 anos, que o navio mais conhecido do mundo, Titanic, se afundou nas águas do Atlântico.
Titanic era um majestoso transatlântico considerado por todos como insubmergível. Foi construído pela empresa White Star, na Irlanda do Norte. Custou na altura 1 500 000 libras, um valor que só por si, segundo pensavam os construtores, garantia a máxima qualidade e ausência de riscos.

Partiu de Southampton, Inglaterra, a 10 de Abril de 1912. Transportava mais de 2 000 passageiros, entre muito ricos e pobres emigrantes, para além de muitas dezenas de tripulantes. Fez apenas duas escalas na Europa, a primeira em Cherbourg, na França, e a segunda em Queenstown, na Irlanda.
O Titanic era a glorificação de uma época, do poder do dinheiro e da capacidade técnica do Ocidente. Era também a imagem da sociedade do seu tempo: se em cima se dançava, gozava e comia como nas melhores cortes europeias, em baixo, no navio, pululavam centenas de pobres e remediados em busca de uma América que poderia solucionar as suas vidas.Mas, no dia 14 de Abril, cerca das 23 horas e 50 minutos, a 925 km a sudeste da Terra Nova, colidiu com um iceberg, que ninguém vira, rasgando o casco e provocando danos irreparáveis. Decorridas duas horas e meia após o impacto, já no dia 15, as 46 000 toneladas do Titanic afundava-se nas águas do Atlântico Norte, provocando cerca 1513 vítimas mortais. A maior parte destas morreu de hipotermia, congeladas enquanto esperavam por um salvamento que tardou em chegar. Sobrevieram aproximadamente 705 pessoas.
Para além das falhas humanas de detecção do iceberg, para não falar nas negligências em termos de segurança - acresce uma tradição de que o comandante ignorou os avisos da existência de vários icebergs na rota. Durante vários anos foram inúmeras as procuras dos destroços do navio que foram encontrados em 1987, por Robert Ballard.
Foram criados uma série de histórias e lendas e até filmes e documentários.
Fontes:
Diciopédia
Marta

O processo de Bessemer

O processo de Bessemer, tal como o nome indica, foi inventado por Henry Bessemer, um engenheiro metalurgista do Reino Unido.


Esta invenção de 1856 tinha como principal objectivo o da remoção de impurezas do ferro pela oxidação com ar soprado através do ferro fundido. A oxidação aumenta assim a temperatura da massa do ferro e mantém-na em estado fundido.

O conversor que Bessemer inventou apresentava vantagens sobre as técnicas já existentes pois este permitia produzir uma melhor qualidade e quantidade de aço.
Este novo processo vinha reduzir o tempo de produção para meia hora e o aço passou a ser vendido a 40 libras/tonelada, que anteriormente era vendido a 60 libras/tonelada.


Explicação do processo de Bessemer

O ferro é introduzido no conversor de Bessemer a uma temperatura de 1250º. A base deste conversor apresenta algumas fissuras, chamadas de tuyeres, por onde o ar sai para dentro do conversor. As impurezas, como o silício e o fósforo, são retiradas transformando-se em escória. Por fim, o conversor é inclinado para que se possa retirar o aço derretido mais facilmente.



Nota:

Apesar de este vídeo ser muito barulhento foi o melhor que encontrei onde se explica, embora seja em inglês, o processo de Bessemer.


Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Henry_Bessemer

http://pt.wikipedia.org/wiki/Processo_de_Bessemer

http://www.infopedia.pt/$processo-de-bessemer

http://www.google.com/ (imagens)

http://www.youtube.com/watch?v=FM50ZYaHkNo



Carolina

terça-feira, 14 de abril de 2009

Congresso de viena- o que foi?

O Congresso de Viena foi uma conferência entre embaixadores das grandes potências europeias que teve lugar na capital austríaca, entre 1 de Outubro de 1814 e 9 de Junho de 1815, cuja intenção era a de redesenhar o mapa político do continente europeu após a derrota da França napoleónica na primavera anterior, bem como restaurar aos respectivos tronos às famílias reais derrotadas pelas tropas de Napoleão Bonaparte e firmar uma aliança entre os assinantes. Os termos de paz foram estabelecidos com a assinatura do Tratado de Paris (30 de Maio de 1814), no qual se estabeleciam as indemnizações a pagar pela França aos países vencedores. Mesmo diante do regresso ex imperador Napoleão I do exílio, tendo reassumido o poder em França, em Março de 1815, as discussões prosseguiram, concentradas em determinar a forma de toda a Europa depois das guerras napoleónicas. O Acto Final do Congresso foi assinado a 9 de Junho de 1815, nove dias antes da derrota final de Napoleão na batalha de Waterloo.

fonte:wikipedia
Francisco

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Sismo em L'Aquila

Na passada segunda-feira ocorreu um sismo de magnitude 6.3 na Região de Abruzzo em Itália e afectou seriamente a cidade medieval de L'Aquila, contabilizando até ao momento 287 mortes, 1.000 feridos e 28.000 desalojados aproximadamente.

Esta cidade, criada no século XIII, possuía monumentos históricos que foram gravemente afectados com este sismo, a catedral, que continha pinturas dos séculos XVII e XVIII onde partes do telhado e uma das naves laterais ruiram; a basílica de Santa Maria di Collemaggio, mandada construir em 1287 pelo papa Celestino V onde ruiu uma zona do transcepto; na igreja de Santo Agostinho, uma das igrejas mais importantes do Barroco na região, caiu a cúpula; o campanário da basílica de São Bernardino ficou igualmente destruida; e partes do muro que limita a cidade também ruiram.

Actualmente continuam a haver réplicas, e os especialistas dizem que se vão prolongar possivelmente por mais
2 meses. Estas réplicas têm dificultado as operações de salvamento.



Basílica de Santa Maria di Collemaggio







fontes:
www.rtp.pt
aeiou.expresso.pt
youtube


Gonçalo

quinta-feira, 9 de abril de 2009

A Maçonaria, uma organização secreta

A Maçonaria foi criada em Inglaterra, no século XVIII por homens que pretendiam modificar a sociedade, tornando-a mais justa, humana e digna, defendendo os princípios da liberdade, democracia e igualdade.


Estes homens pretendiam assim construir um mundo novo. Por isso mesmo chamam-lhes maçons que significa pedreiros.


Os maçons foram se organizando em pequenos grupos, e cada grupo formava uma "loja". Estes reuniam-se num local secreto decorado com elementos simbólicos: a régua, o compasso e martelo dos pedreiros, imagens do Templo de Salomão. Usavam também trajes próprios como um avental com desenhos.




Avental maçónico




Para serem admitidos numa loja maçónica, estes homens deviam submeter-se a provas morais e físicas chamadas "viagens". Se fosse considerado apto, jurava então sobre uma espada jurava que guardaria para sempre os segredos que lhe fossem confiados.

Dentro das várias lojas maçónicas havia vários graus de importância que vou enumerar, do menos para o mais importante: aprendiz, companheiro, mestre, grão-mestre.


Esquema que representa os graus maçónicos nas lojas da Escócia (à esquerda) e da América (à direita)

Os maçons tinham um código secreto para se identificarem fora das lojas. Um desses códigos era dizerem em voz baixa "Joachim" e "Booz", nomes hebreus das colunas do Templo de Salomão.

Fontes:

http://www.wikipedia.org/

http://www.google.com/ (imagens)

Livro "Um trono para dois irmãos" de Ana Maria Magalhães e de Isabel Alçada



Carolina

quarta-feira, 1 de abril de 2009

A Guerra por Joaquim Furtado

Joaquim Furtado realizou duas séries (até agora) que pretendem mostrar aos portugueses como foi a guerra colonial.

A primeira série, de nove episódios cobriu o período de 1961 até 1963.
A segunda série, cobre o período de 1964 a 1970.
Está previsto que se faça uma terceira série que abranga o período compreendido entre 1971 e 1974.

Nestas séries podem ser ouvidos depoimentos de algumas pessoas que estiveram ligadas a esta guerra.

Estes episódios são transmitidos pela RTP1 às quartas-feiras pelas 21.30h.


Parece ser interessante por isso dêem uma "vista de olhos" !
Fontes:
Carolina