sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Barco a vapor



Construído em 1913, o Benjamim Guimarães navegou nas águas do Rio São Francisco de Pirapora a Petrolina e Juazeiro, até ser desativado. Restaurado em 2004, voltou a fazer passeios turísticos somente na região, sendo hoje a única embarcação a vapor ainda em circulação no mundo.






A criação do barco a vapor dificilmente pode ser creditada a um inventor particular, pois a adaptação do motor a vapor para propulsão de embarcações foi tentada por vários projectistas, tanto na Europa quanto na América. Esta invenção propiciou o sonho de mover grandes embarcações sem depender dos ventos.

Diferentes fases da invenção do barco a vapor:

Tal invenção é por vezes atribuída a Henry Bell, projectista do Comet, um vapor propelido a rodas que transportou passageiros no rio Clyde, na Escócia, em 1812. no final do século XVII.

O inventor francês Denis Papin esboçou planos para um barco a vapor com rodas de pás giratórias, acionadas por um simples motor a vapor.

Em 1712, Newcomen projectou o motor a vapor que passaria a ser conhecido por seu nome.

O primeiro êxito real ocorreu em 1783, quando o Pyroscaphe, um vapor equipado com rodas, navegou durante 15 minutos contra a corrente do rio Saône, na França.

O sucesso comercial do barco a vapor viria finalmente no mesmo ano, com o projecto do americano Robert Fulton. O desenvolvimento da navegação a vapor caracterizou-se depois disso pela construção de navios cada vez maiores e mais potentes.



Em 1819, um barco a vela equipado com um motor a vapor atravessou o Atlântico.



Carolina

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Manuel Fernandes Tomás


A figura mais importante do primeiro período liberal.

Nasceu na Figueira da Foz, em 30 de Junho de 1771, e faleceu em Lisboa em 19 de Novembro de 1822.

De família burguesa, ele se bacharelou-se em Direito em 1791, tendo ele ingressado na magistratura em 1801, sendo o seu primeiro cargu o de Juiz de Fora de Arganil.

Em 1805 é Superintendente das Alfândegas e dos TABACOS das comarcas de Aveiro. Coimbra e Leiria, o que é atualmente considerado a Beira Litoral, e durante as invasões francesas deu uma valiosa colaboração ao exército aliado, no serviço de abastecimentos, enquanto Deputado-Comissário do Exército português, cargo que acumulou com o provedor da comarca de Coimbra.

Em 1811 foi nomeado desembargador da Relação do Porto, posto que ocupará somente em 1817. Criador em 1818 do Sinédrio, com Ferreira Borges, Silva Carvalho e Ferreira Viana, é o motor do movimento de 24 de Agosto de 1820.

Figura primacial do liberalismo vintista, fará parte da Junta Provisional do Governo Supremo do Reino, criadara no Porto, que administrou o Reino. após a revolução liberal, sendo encarregue dos negócios do Reino e da Fazenda.

Eleito deputado às Cortes Constituintes, pela Beira, elaborou as bases da Constituição que D. João VI jurou em 1821+1.


Francesco

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Ian Anderson (1977)

Já que estamos nesta onda musical só mais uma "dica": uma das vertentes mais encantatórias dos Jethro Tull, para mim, está nos seus arranjos acústicos, em que o som único da viola do Ian Anderson ziguezagueia por sonoridades mágicas!
Espreitem este exemplo, um dos seus mais conhecidos... e já agora, uma vez que até combinámos traduzir alguns posts para inglês... aí vai a letra original!!

Aproveitem e cantem com ele!! (Ah! e se alguém se divertir a traduzi-la - se calhar com a ajuda da prof. de Inglês - não deixe de a partilhar!!...)

http://www.youtube.com/watch?v=JDosgkws0-c~

"Skating Away On The Thin Ice Of The New Day

Meanwhile back in the year one
When you belonged to no one
You didn’t stand a chance son
If your pants were undone
‘Cause you were bred for humanity
And sold to society
One day you’ll wake up in the present day
A million generations removed from expectations
Of being who you really want to be

Skating away, skating away, skating away

On the thin ice of the new day
So as you push off from the shore
Won’t you turn your head once more
And make your peace with everyone
For those who choose to stay
Will live just one more day
To do the things they should have done
And as you cross the wilderness
A-spinning in your emptiness
You feel you have to pray
Looking for a sign that the universal mind
Has written you into the passion play

Skating away, skating away, skating away

On the thin ice of the new day
And as you cross the circle line
Well, the ice-wall creaks behind
You’re a rabbit on the run
And the silver splinters fly
In the corner of your eye
Shining in the setting sun
Well, do you ever get the feeling
That the story’s too damn real
And in the present tens
Or that everybody’s on the stag
And it seems like you’re the only
Person sitting in the audience

Skating away, skating away, skating away

Ian Anderson

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Jethro Tull e o rock progressivo






Bem, depois de termos referido o Jethro Tull agricultor (1674-1741) um dos inovadores no contexto da chamada "revolução agrícola" inglesa do século XVIII...

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jethro_Tull_(agricultor)

...creio que soube bem fazer a descoberta do grupo de rock homónimo, construído, nos anos 60, em torno do flaustista e compositor Ian Anderson.

69 dará o álbum de estreia "Stand Up", um contributo do grupo para o nascente estilo de "rock progressivo", trazido por grupos - de culto, hoje, para muitos - como os "King Crimson" (de Robert Fripp) ou "Yes" (de Jon Anderson) e, depois, desenvolvido por muitos outros, também célebres: "Genesis", "Pink Floyd", "Emerson, Lake & Palmer", "Gentle Giant", and so...

Com influências da música clássica e do jazz, esta variante do rock caracterizou-se pela produção de composições longas - Thick as a Brick, nos limites do género, dura o álbum inteiro... -, com melodias de bastante complexidade melódica e harmónica, e com um carácter conceptual (um tema ou uma história explorada ao longo do álbum ou dos temas), de conjunto, muito marcante.

Depois de várias mudanças de músicos, o grupo avançou, depois de "Benefit" (1970), para 4 álbuns seguidos, todos eles dos mais marcantes da história da banda: "Aqualung" (1971), "Thick as a Brick" (1972), "A Passion Play" (1973) e "War Child" (1974).

Daí até hoje vai uma longa carreira! Estão vivos, "velhotes" - espreitem no youtube concertos de 2007 (e 2008?) - e, ao que julgo saber, o excêntrico líder, depois da compra de um velho castelo medieval e outras tropelias, dedica-se hoje - ao que parece, mais pacatamente - à criação de salmões e...

E, como já perceberam, isto "daria pano para mangas"! Não há nada como espreitar e procurar. Bandas como esta tiveram várias fases, com distintos "fans". Gostos e "ódios" são habituais. Tenho alguns velhos vinis e alguns cds deles. Não aprecio todos por igual, mas de todos escolho o Thick as a Brick! É um disco especial e na minha vida diz-me muitíssimo! Estará sempre comigo!!
FM

Jethro Tull "Thick as a Brick"



Gonçalo

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Primeira Guerra Mundial em imagens






























































Gonçalo

sexta-feira, 14 de novembro de 2008


CASA DO PAÇO DA FIGUEIRA DA FOZ
Imóvel de Interesse Público, Decreto 47508, de 24 de Janeiro de 1967

Edifício construído no século XVII, por ordem de D. João de Melo, Bispo das Dioceses de Coimbra, Elvas e Viseu. Trata-se de um curioso espaço arquitectónico com especial destaque para a fachada e torre com cúpula viradas para o rio.
O seu interior apresenta uma excelente colecção de azulejos de Delft, datados do final do séc. XVII, conjunto que reveste grande parte das paredes de quatro salas. Estes azulejos representam paisagens, motivos religiosos e cenas de cavaleiros.
" É o mais vasto e variado repositório de azulejos estrangeiros existentes em Portugal e diga-se desde já o mais extraordinário, no seu género, em todo o mundo", como afirma Santos Simões, in "A Casa do Paço da Figueira da Foz e seus azulejos"

António Sanchez

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Cruzeiro de Pedra, Figueira da Foz


O Cruzeiro de Pedra, anexo ao Cemitério Oriental, foi erguido em 1812 para assinalar as cerca de 5000 pessoas, vítimas de epidemias e fomes em 1810, na Figueira da Foz.
Estas epidemias e fomes tiveram origem depois da 3º Invasão Francesa, comandada pelo general Massena.
As vitimas foram sepultadas no cerco do Convento de Santo António.
Foi classificado de interesse público em 1961.

Marta

Há 90 Anos terminou a 1º Guerra Mundial




No passado dia 11 de Novembro fez 90 anos que terminou a 1º Guerra Mundial e foi assinado o Armisticio entre Alemães e Aliados.

O conflito, que custou a vida a 10 milhões de pessoas, entre 1914-1918, terminou a bordo de um comboio. Na floresta de Compiègne, em França, alemães e aliados assinaram o Armistício às 11 horas, do dia 11, do mês 11, de 1918.

Testemunho de um dos quatro homens da Grã-Bretanha que sobreviveram à guerra e estão ainda vivos: com 112 anos diz Henry Allingham, o decano dos combatentes: “Eu espero que não volte a haver guerra, rezo para que não haja guerra em todo o mundo, ninguém ganha a próxima guerra”.

O conflito ficou marcado pelo surgimento de novas tecnologias associadas à actividade militar. Registou-se uma evolução bélica, das trincheiras à introdução de armas de destruição maciça, como os bombardeamentos aéreos e a utilização de químicos.

Ana

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Nascimento do "BPI"











Tem pouco mais de 100 anos a história do Bilhete Postal Ilustrado (BPI):








A ideia nasceu em 1869, na Áustria-Hungria, ainda só para o "inteiro Bilhete Postal", isto é, bilhete criado para facilitar as comunicações postais, sem outras preocupações. Foi tal o êxito - 3 milhões de unidades vendidas em apenas 3 meses!!- que vários outros países rapidamente lhe seguiram o exemplo: Alemanha, Inglaterra, Finlândia, Suiça (1870); Baviera, Espanha, EUA (6 milhões vendidos em 6 meses!!) (1871); Itália, Luxemburgo (1874); Grécia e Oceania (1875); Portugal, França, Turquia... (1878).

Em 1870 na Alemanha do Norte nasceu o BPI: por que não aplicar ao circunspecto postal uma fotografia? Juntava-se o útil ao agradável... e não tardou que a eles se juntasse o que era previsível, dado o sucesso da ideia: a exploração comercial!

A partir daqui - 1875 - foi vê-lo "crescer" como veículo de propaganda turística e hoteleira - vistas de cidades e localidades, monumentos, paisagens, costumes, festas, etc. - de parceria com outras opções, que se foram impondo, não só em resultado do desenvolvimento dos processos de fabrico e impressão - desenhos satíricos, fotografias de personalidades artísticas e políticas, propaganda... - como também do surgimento de muitas empresas que muito rapidamente se especializaram na sua produção e venda.








domingo, 9 de novembro de 2008

Exposições no Museu Municipal




Como vimos, estão no Museu Municipal 2 magníficas exposições:


- A Figueira da Foz e a Guerra Peninsular

- A Figueira dava um postal - Cartofilia Figueirense

Vamos vê-las na próxima terça, mas era bom que os figueirenses não as perdessem: falam do passado da nossa região e ajudam a ver e a perceber melhor esforços e tragédias, evoluções, transformações, melhoramentos, perdas irreparáveis... e são, por isso, um importante contributo para o fabrico que vamos fazendo de uma sentida individualidade e identidade de figueirenses!

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

"A Ordem dos Templários em Portugal" no CasinoFigueira

Na próxima Segunda-Feira, dia 10 de Novembro, na Sala Figueira do CasinoFigueira, vai decorrer uma palestra com o tema "A Ordem dos Templários em Portugal - O Priorado do Crato" proferida pelo Coronel António Feijó, pelas 18h30.



Gonçalo

Resultado das votações das eleições presidencias nos EUA

Na resposta à proposta do professor deixo aqui o modo como o eleitorado votou nestas eleições presidenciais e também o mapa do resultado das votações distribuido pelos vários estados:






O embaixador dos Estados Unidos em Portugal, Thomas Stephenson, disse que Barack Obama conquistou a Casa Branca com uma maior percentagem do voto popular do que os seus predecessores e também devido aos jovens e às minorias. O diplomata norte-americano disse ainda que "o aumento da votação foi de 12 por cento" e que houve "muitos jovens a votar", adiantando que os números sugerem que o senador democrata obteve "98 por cento do voto afro-americano e 68 por cento do voto hispânico. Inquéritos realizados indicam que as minorias votaram sobretudo em Obama: negros com 96 por cento contra três, latinos com 67 por cento contra 30 e asiáticos com 63 por cento contra 34 por cento para McCain.





Jornal de Notícias, 07 d e Novembro de 2008 ( adaptado )



Carolina

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Morreu Milú, actriz de grandes êxitos do cinema português


A actriz Milú, morreu ontem, em Cascais aos 82 anos na sequência de uma infecção respiratória.

Milú, nome artístico de Maria de Lurdes de Almeida Lemos, participou em alguns dos mais populares filmes portugueses dos anos 1940 e 1950 e foi presença assídua na rádio portuguesa e no teatro de revista.

Nasceu em Lisboa em 1926, estreou-se no cinema aos 12 anos no filme "Aldeia da roupa branca" em 1939 ao lado de Beatriz Costa, mas foi como Luisinha, no filme "O Costa do Castelo" em 1943, que ficou popular.

Entrou também em filmes como "O Leão da Estrela"(1947), "Os três da vida airada"(1952), "O grande Elias"(1950) e "Kilas, o mau da fita"(1984), a sua última aparição no cinema.

Também é conhecida por cantar as famosas músicas "A minha casinha" e "Cantigas da Rua", a primeira também tocada por Xutos e Pontapés e a última cantada no filme "O Costa do Castelo", pela própria.

Milú ficará para sempre na história do cinema português.

Gonçalo


A arte do "cartoon"


Já agora e a propósito da tradução em inglês de alguns dos posts (ou a elaboração de resumos deles)... um "cartoon" todo "british" e bem a propósito numa semana em que os americanos - por várias razões, mas muito pela disputa Obama/McCain - absorveram muitas das atenções dos mundos!!...
Iraque

Cartoonist of the Week Featuring Cool Cartoonists and their Cartoon Art
http://www.cartoonworld.org/

By John Marshall

My first job at age 16 was working as a Studio Junior in the Euston area of London for a small company producing advertising mobiles. Since then I have worked in many other Advertising Companies/Studios producing designs, visuals, artwork, illustrations, cartoons and caricatures. In the ‘70s I went freelance as a Visualiser, working in-house for Advertising Agencies, including Doorlands, Saatchi and Saatchi, and a WPP Agency called Perspectives Red Cell.


e, já agora, (até porque a questão está longe de estar resolvida para além de ser da máxima gravidade) também o de cima (já que não consigo colocá-lo aqui ao lado...)


FM

English Articles

Decidimos traduzir alguns posts para Inglês para assim todos poderem entender o que aqui escrevemos. Esperemos que gostem!

A Turma

We decided to translate some posts to English so everyone can understand what we write here. Hope you enjoy!

The Class

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Obama encarna mudança em vitória histórica nos EUA



Barack Obama, eleito ontem Presidente dos Estados Unidos, beneficiou de uma onda eleitoral para obter uma vitória histórica, prometendo mudança como primeiro afro-americano à frente do país, mas enfrentando desafios enormes, desde a profunda crise económica a duas guerras no Médio Oriente.

Os democratas obtiveram com Obama uma vitória avassaladora, em que reforçaram as suas maiorias nas duas câmaras do Congresso (o Senado e a Câmara dos Representantes), com os eleitores a rejeitarem enfaticamente os oito anos de liderança de George W. Bush.

“Demorou muito tempo a chegar, mas esta noite, por causa do que fizemos neste dia, neste momento definidor, a mudança chegou à América”, disse Obama, 47 anos, a cerca de 240 mil apoiantes em êxtase reunidos no Grant Park, em Chicago.
05.11.2008 15:27 Reuters, PÚBLICO (adaptado)
http://static.publico.clix.pt/eua2008/

Gonçalo


Jan Vermeer


«Vista de Delft» 1660/61

Jan Vermeer nasceu em 1632 e faleceu em 1675 em Delft, na Holanda.
Nos seus quadros retratava cenas domésticas, onde as personagens praticavam uma actividade quotidiana. À esquerda dos seus quadros provinha sempre uma luz que lhes dava mais sensibilidade.
Sobre a sua vida privada sabe-se que se casou em 1653 e teve 15 filhos. Viveu sempre muito pobre e depois da sua morte foi esquecido até 1866, ano em que a sua obra foi redescoberta e a qualidade do seu trabalho sobre a luz e a sombra serviu de inspiração a muitos artistas.
Apenas se conhecem 35 a 40 obras do pintor holândes.

(Marta)





«A rapariga com o brinco de pérola» 1665 (esquerda)













«O geógrafo» 1669 (direita)










«A aula de música» 1662 (esquerda)






Rembrandt


As três cruzes (1653)


Ronda Nocturna (1640)




Auto-retrato (1642)














Rembrandt Harmenszoon van Rijn foi um consagrado pintor do século XVII. Nasceu a 15 de Julho de 1606 em Leiden nos Países Baixos. Desde cedo Rembrandt demonstrou inclinação para a pintura. As suas obras surigiram de influências de pintores como Jacob van Swanenburgh e Pieter Lastman. O seu estilo de pintura foi caracterizado por mudanças ao longo da sua vida artística: começou por criar obras ricas em detalhes e de temas religiosos e alegóricos, passando a cenas bíblicas e mitologias dramáticas, a seguir surgiu o interesse pela pintura de paisagens terminando os seus ultimos anos com a pintura de auto-retratos.Deixo aqui algumas das suas obras mais consagradas.

Carolina




terça-feira, 4 de novembro de 2008

Barco português afundado na Namíbia: Portugal quer ajudar na investigação

A descoberta de um navio afundado, com aproximadamente 500 anos de idade, no mês passado é só o primeiro capítulo do que se pode tornar um longo trabalho de detective na descoberta de segredos dos navios afundados junto à costa africana.Serão provavelmente os destroços sub-sarianos mais antigos encontrados. As peças recolhidas incluem milhares de moedas de ouro portuguesas e espanholas, moedas de prata portuguesas, canhões de bronze, dentes de elefante, entre outras peças importantes.
Cada vez mais se acredita que são destroços de origem portuguesa, o Governo português já se ofereceu para assistir ao estudo destes e aos esforços para identificar o navio. Algumas das moedas espanholas têm a imagem de Fernando II e Isabel I, que governaram Espanha no final de 1400 e princípio de 1500, enquanto algumas das moedas portuguesas têm a face de D. João II, que reinou entre 1481 e 1495. Entre os finais de 1400 e princípios de 1500, os portugueses eram os principais navegadores nesta parte da costa africana."Parece cada vez mais que se trata de um navio português", salientou o arqueólogo Dieter Noli, que desempenhou um papel principal no primeiro exame dos destroços em Abril.

Barco português na Namíbia


Sopram ventos de feição para a Arqueologia portuguesa: depois de uma equipa da Universidade de Lisboa ter descoberto no sítio arqueológico de Mesas de Castelinho, Almodôvar, em 5 de Setembro, uma sensacional estela funerária, soube-se agora que o navio - nau? galeão? da carreira das Índias - encontrado em Abril na costa da Namíbia é, de facto, português e tem dentro de si achados da maior relevância científica (dando de barato que os 70 milhões de euros de que se fala serão de menor relevância...) - estruturas do próprio navio, astrolábios, lingotes de ouro e prata, várias toneladas de cobre, 2500 moedas portuguesas e espanholas, canhões, pistolas, espadas, 50 dentes de marfim e objectos de navegação variados...
FM

domingo, 2 de novembro de 2008

Casa do Paço





O prometido é devido e aí vão três sugestões para saberem um pouco mais sobre a sua origem, significado para a cidade... e valor patrimonial, claro - classificado como "Imóvel de Interesse Público", desde 1967 - onde se inclui o magnífico lote de azulejos holandeses "in situ", riqueza mundial que a cidade não tem valorizado devidamente...



Comecem pelo organismo que tutela o património arquitectónico nacional: IGESPAR (antigo IPPAR):


e consultem depois, pelo seu mérito (e pelo bom trabalho fotográfico quanto ao edifício):


Para os azulejos, há uma síntese boa no "O Figueirense", com uma foto que publicamos acima (a foto de conjunto foi retirada de http://fotografiasdaraquel.blogspot.com) :