quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Pedra de Roseta


A Pedra de Roseta é um bloco de granito negro, que proporcionou aos investigadores um texto escrito em egípcio demótico, grego e em hieróglifos egípcios. Como o grego era uma língua bem conhecida, a pedra serviu de chave para decifrar os hieróglifos, por Jean-François Champollion, em 1822 e por Thomas Young em 1823.

Foi descoberta por soldados do exército de Napoleão em 1799, enquanto conduziam um grupo de trabalho de engenheiros para o Forte Julien, perto de Roseta, no Egipto. Devido ao Tratado da Capitulação, assinado em 1801, a pedra foi cedida às autoridades militares britânicas e levada para preservação no Museu Britânico em Londres.

As suas inscrições registam um decreto instituído em 196 a.C. sob o reinado de Ptolemeu V Epifânio, escrito em duas línguas: Egípcio Tardio e Grego. A parte da língua egípcia foi escrita em duas versões, hieróglifos e demótico, sendo esta última uma variante cursiva da escrita hieroglífica.

Gonçalo

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Médici



Os Médici foram uma importante família de Florença. Governaram a cidade durante três séculos. O seu apogeu foi do séc. XV ao XVII.

As suas riquezas tiveram origem no comércio têxtil. Era uma família de banqueiros e de posteriores políticos, clérigos e nobres.

A linhagem directa dos Médicis extinguiu-se em 1717.


A foto é de Catarina de Médici, Rainha de França (1547-1559).
Marta

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

BIG BANG!!

Somos mundo!

Nascemos para mexer nas peças da História!

Vamos colocar posts diversos: notícias, curiosidades, acontecimentos relevantes, reflexões...

Aguardem-nos .... e venham ver-nos!